Oportunidade para estudantes ingressarem em cursos superiores com empréstimo do governo
O Fies abrirá, neste ano de 2021, conforme informações fornecidas pelo Ministério da Educação, 93 mil vagas para o financiamento de mensalidades de cursos superiores. Conforme publicação feita pelo portal G1 em 4 de janeiro, as inscrições para o primeiro semestre vão de 26 a 29 de janeiro. O MEC ainda não informou quantas vagas estarão disponíveis nesta etapa.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que possibilita o ingresso nos cursos superiores. Sua proposta é financiar a entrada e permanência de estudantes que não conseguem pagar as mensalidades em uma instituição de ensino superior privada. Ao concluir o curso, o estudante deve pagar para o governo de acordo com as condições estabelecidas, pois se trata de um empréstimo.
Na atualidade, o Fies possui duas categorias:
- vagas com juro zero, para estudantes que possuem renda familiar mensal de até 3 salários mínimos mensais.
- a segunda é chamada P-Fies, possui juros variáveis e é voltada para alunos com renda familiar de até cinco salários mínimos mensais.
É importante ficar atento(a) ao calendário de inscrições para que nenhuma data do cronograma seja perdida.
Fonte: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/01/04/fies-2021-abrira-93-mil-vagas-para-financiamento-de-mensalidades-no-ensino-superior.ghtml