Com duração de 4 anos (8 períodos no total), a graduação vai oferecer aos estudantes conhecimentos amplos e específicos para o domínio da linguagem publicitária, bem como formá-lo para atuar no meio publicitário.
Desde os períodos iniciais, os estudantes têm contato com disciplinas de caráter prático e que objetivam desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, tais como Criatividade, Fotografia e Produção Gráfica.
Os conteúdos de formação humanística são contemplados não apenas nas disciplinas específicas, mas permeiam todo o curso, como Homem e Sociedade e Comunicação e Cultura. A preocupação com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social é uma das características do curso.
Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso proporciona aos estudantes permite que eles percebam a realidade com olhar amplo a fim de identificar tendências e se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.
O Publicitário trabalha com Comunicação e Marketing. Em agências de Comunicação Integrada, costumam trabalhar com Jornalistas e também Relações Públicas, as outras duas profissões que completam a área de Comunicação Social.
Pode trabalhar tanto em departamentos de Comunicação e Marketing nas diversas organizações, quanto em agências de publicidade. Ao lado estão listadas algumas áreas que esse profissional pode trabalhar.
Os profissionais de Publicidade podem optar pelas seguintes possibilidades de carreira:
Atendimento: é o criativo que tem o primeiro contato com o cliente. Nesse momento ele coleta todas as informações relacionadas ao cliente em si e aos seus objetivos futuros. É um trabalho crucial, pois será com essas informações que as próximas etapas poderão ser executadas pelos outros profissionais na elaboração da campanha.
Planejamento: com o atendimento realizado e as informações coletadas, a equipe de planejamento passa a elaborar as estratégias da campanha. Definem a linguagem e os argumentos que serão utilizados, entre outros direcionamentos.
Mídia: Esse profissional define quais veículos de comunicação serão utilizados pela campanha, tendo como base as informações coletadas pelo atendimento e as estratégias traçadas pela equipe de planejamento. Define ainda o tempo de veiculação e as características como formato e tamanho.
Criação: são responsáveis pela elaboração do conteúdo e estabelecimento da identidade visual da campanha. Define ainda as características visuais das peças, como tamanho e paleta de cores. Também é responsabilidade desses profissionais a criação de roteiros para orientação dos membros que serão encarregados da execução.
Vendas e Marketing: nesse caso, os profissionais de publicidade são contratados por departamentos comerciais de outras empresas, não de agências. Serão responsáveis pela idealização e execução de campanhas internas, institucionais e mercadológicas.
Campanhas Eleitorais: é responsável pelo planejamento de campanhas políticas, desde a elaboração da identidade visual e institucional até o que será falado em pronunciamentos públicos pelos candidatos. Vale citar que dificilmente esse profissional trabalhará sozinho, geralmente conta com uma equipe.
Organizações Governamentais: com trabalho em órgãos do governo, trabalha na elaboração de campanhas governamentais diversas, mais ligadas à propagação de ideias visando a formação de uma opinião positiva acerca de determinada questão. O profissional cria slogans, identidade visual e textos para diversos veículos.
Como é perceptível nos tópicos anteriores, o mercado de trabalho para os profissionais criativos é amplo, são várias opções de carreira. Além das citadas, cresce o número de profissionais autônomos, isto é, não são empregados de agências, de outras empresas ou do governo, mas trabalham por conta própria.
Desenvolver identidades de marca para produtos e empresas e comunicar os diferenciais competitivos das mesmas para o mercado por meio de campanhas mercadológicas planejadas são atividades-chave dessa profissão.
O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar em outras áreas correlatas, como é o caso de Produção Audiovisual, da Comunicação Digital e tantos outros modelos de negócio e trabalho que emergem na nossa sociedade cada vez mais digital, instantânea e plural.
Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Publicidade e Propaganda EAD
Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.
Período | Disciplina | Pré-Requisito) | Carga Horária | ||||
Teórica | Prática | Modalidade | Extensão | Total | |||
1º | Introdução a EAD |
| 40 |
| ASS |
| 40 |
Homem e Sociedade |
| 40 |
| ASS |
| 40 | |
Língua Estrangeira |
| 40 |
| ASS |
| 40 | |
Criatividade |
| 40 | 40 | TEL |
| 80 | |
Fotografia |
| 40 | 40 | HIB |
| 80 | |
Introdução e história da Publicidade e Propaganda |
| 40 | 40 | HIB |
| 80 | |
Metodologia do trabalho científico |
| 40 |
| ASS |
| 40 | |
Carga horária do período | 280 | 120 |
|
| 400 |