Marketing é uma função gerencial da Administração. Se trata de uma estratégia de administração de lucros através da adequação de produção e da oferta de produtos e serviços. O profissional de marketing, é quem fica a cargo de colocar em prática um conjunto de técnicas de marketing. Para isso, ele estuda o mercado, o comportamento dos consumidores e compreende os objetivos de negócio da empresa.
Com perfil prático, criativo e dinâmico, esse profissional desenvolve a sua visão mercadológica. Através de disciplinas específicas, ele conseguirá entender como funciona o mercado e adequar a comunicação de acordo com o serviço. Marketing pessoal, marketing de varejo, marketing de relacionamento, marketing digital.. são alguns exemplos de estratégias mercadológicas abordadas nesse curso.
Este curso contribui para a compreensão de que o Marketing é parte integrante da estratégia corporativa, adquirindo conhecimentos para atuar na área, tendo em vista aspectos de racionalização contínua dos processos mercadológicos e na identificação de oportunidades de negócios, aumento de vendas e de rentabilidade. Contribui de forma direta com a capacidade de reflexão, análise e síntese dos processos mercadológicos, tendências, gestão de marcas e marketing digital.
Poderá ainda ter habilidade para criar a estrutura necessária de métodos, procedimentos e técnicas, que resultem em valores para clientes, fornecedores, acionistas, parceiros estratégicos e comunidade, desenvolvendo atitudes que privilegiem a visão estratégica para o gerenciamento de negócios, tanto em nível nacional quanto mundial.
Após formado, o profissional será capaz de realizar uma análise crítica dos processos mercadológicos, bem como tomar decisões sobre os ciclos de Produtos; Preços; Promoção; Canais de Distribuição; Pesquisa de Mercado; Comportamento e Direito do Consumidor; Ética e Sustentabilidade. Este profissional poderá assessorar as organizações, na área de abrangência do marketing, para a tomada de decisão nos níveis estratégicos e táticos bem como conduzir a empresa na sua inserção nos diversos tipos de cadeias do atacado e varejo.
Matriz curricular:
1º período:
INTRODUÇÃO AO EAD
NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO
LÍNGUA PORTUGUESA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
MATEMÁTICA
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
2º período:
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
INDIVÍDUO E SOCIEDADE
PSICOLOGIA DO TRABALHO E DA ORGANIZAÇÃO
INTELIGÊNCIA PRODUTIVA E SUSTENTABILIDADE
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
3º período:
GERENCIAMENTO E COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING
GESTÃO DE MARCAS
MARKETING DIGITAL
OPTATIVA
LÍNGUA ESTRANGEIRA
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
4º período:
PESQUISA DE MERCADO E ANÁLISE DE TENDÊNCIAS
GESTÃO DE CANAIS DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DE MARKETING
ESTRATÉGIA COMPETITIVA E CORPORATIVA
CONTABILIDADE E GESTÃO DE CUSTOS
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR