Tecendo Redes de Proteção: Psicologia e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Junte-se a nós em uma importante iniciativa para combater a violência sexual contra crianças e adolescentes. No dia 15 de Maio, às 19h, o Auditório UNIFASAM – Bloco 2 será palco do evento “Tecendo Redes de Proteção: Psicologia e o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.
Inspirado pelo movimento Faça Bonito, que lidera a conscientização e mobilização contra a violência sexual infantojuvenil, este projeto é uma resposta urgente ao chamado à ação para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de Maio.
Promovido pelo curso de Psicologia da UNIFASAM, o evento busca ampliar a conscientização sobre essa grave violação dos direitos humanos e, também, mobilizar estudantes e profissionais para contribuir ativamente na construção de estratégias eficazes de proteção.
A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma realidade complexa em nosso país e, especialmente, em Goiânia. Influenciada por diversos fatores de risco e vulnerabilidade, como gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social e local de moradia, essa forma de violência perpetua relações desiguais de poder, onde indivíduos ou redes criminosas exploram impiedosamente os direitos e a dignidade dos mais jovens.
Os números alarmantes do Disque 100 e da Safernet demonstram a urgência de ações concretas. Somente em 2023, foram registradas 39.357 novas denúncias de abuso e exploração sexual, afetando principalmente meninas, além de 71.867 novas denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil online recebidas pela Safernet.
Neste evento, do dia 14 a 17 de maio, contaremos com palestras, debates e a participação de especialistas no assunto, visando não apenas a reflexão, mas também a construção de soluções eficazes para enfrentar essa grave problemática. Junte-se a nós e faça parte dessa importante rede de proteção às nossas crianças e adolescentes.