Especialização em Docência no Ensino Superior

• Quinzenal, sábados. 8h às 18h
  • 30 vagas/turma

O curso

O curso de Especialização em Docência no Ensino Superior da FASAM fornece ao pós-graduando uma formação sólida e consistente com conteúdos atualizados com o objetivo de formar profissionais inteirados acerca das principais metodologias de ensino e pesquisa.

Esse curso é destinado à profissionais das mais diversas áreas de atuação que objetivam lecionar em instituições de ensino superior. Vale citar que graduados com o título de bacharelado não estão automaticamente habilitados para lecionar em salas de aula.

É necessário que o professor da Educação Superior, além do conhecimento teórico-prático da profissão e da atuação profissional no mercado de trabalho, também se aproprie de conhecimentos teórico-metodológicos sobre o processo ensino-aprendizagem.

As transformações pelas quais passa a nossa sociedade exigem dos profissionais competências inovadoras que contribuam com o pleno exercício dessa atividade desde o planejamento até a prática nas salas de aula.

A carreira em Docência no Ensino Superior

O número de estudantes em cursos de graduação cresce a cada ano no Brasil e por isso, a demanda por profissionais altamente qualificados para trabalharem nas instituições de ensino superior também tende a crescer.

Cabe a você, que pretende atuar nessa área se atualizar constantemente e manter-se conectado(a) afim de não perder nada sobre o seu mercado e a sua relação com a docência.

Profissionais com conhecimentos específicos do processo ensino-aprendizagem tem sempre mais oportunidades nas Instituições de Ensino Superior, lembrando também da crescente oferta dos cursos à distância que exigem cada vez mais profissionais com competência pedagógica.

• Educação Superior Brasileira: contexto político, social e econômico
  • Fundamentos da Educação e Docência no Ensino Superior
  • Currículo Acadêmico: concepções teórico-metodológicas
  • Avaliação Institucional: tendências e perspectivas
  • Metodologia do Ensino Superior
  • Processo de desenvolvimento humano e de Aprendizagem na Educação Superior
  • Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior
  • Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Superior
  • Metodologia na Produção do Conhecimento Científico
  • Educação a Distância no Ensino Superior
  • Fundamentos de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
  • Laboratório de Pesquisa e Prática Docente
  • Orientação de Artigo Científico (Trabalho de Finalização de Curso – TFC)

Renato Barros de Almeida

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, currículo e Avaliação – PDCA, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO – na Escola de Formação de Professores e Humanidades; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG – Campus Jaraguá ministrando aulas no curso de Pedagogia, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em diferentes contextos – NEPIEC – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – FE/UFG, e licenciado da equipe da Gerência de Formação Central da Rede Estadual de Educação de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículo, Educação da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, práticas educativas, gestão escolar, formação de professores, docência do ensino superior entre outros.

E-mail: renato@fasam.edu.br | Currículo Lattes.

Invista na
sua carreira!

Especialização em Docência no Ensino Superior

O curso

A carreira em Docência no Ensino Superior

• Educação Superior Brasileira: contexto político, social e econômico
  • Fundamentos da Educação e Docência no Ensino Superior
  • Currículo Acadêmico: concepções teórico-metodológicas
  • Avaliação Institucional: tendências e perspectivas
  • Metodologia do Ensino Superior
  • Processo de desenvolvimento humano e de Aprendizagem na Educação Superior
  • Avaliação da Aprendizagem no Ensino Superior
  • Novas Tecnologias de Informação e Comunicação e Educação Superior
  • Metodologia na Produção do Conhecimento Científico
  • Educação a Distância no Ensino Superior
  • Fundamentos de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
  • Laboratório de Pesquisa e Prática Docente
  • Orientação de Artigo Científico (Trabalho de Finalização de Curso – TFC)

Renato Barros de Almeida

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, currículo e Avaliação – PDCA, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2010). Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO – na Escola de Formação de Professores e Humanidades; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG – Campus Jaraguá ministrando aulas no curso de Pedagogia, membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Infância e sua Educação em diferentes contextos – NEPIEC – da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – FE/UFG, e licenciado da equipe da Gerência de Formação Central da Rede Estadual de Educação de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em currículo, Educação da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas de educação, práticas educativas, gestão escolar, formação de professores, docência do ensino superior entre outros.

E-mail: renato@fasam.edu.br

Currículo Lattes.