Conheça o Consultório de Práticas Integrativas e Complementares da UNIFASAM!
Você sabia que nossa instituição oferece um Consultório de Práticas Integrativas e Complementares para ajudar no alívio de dores e bem-estar?
Nesta semana, alunos e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre deste ano, em cursos presenciais, terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.
A iniciativa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia de Covid-19. O objetivo é entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs, além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior.
Questionários
O Ministério da Educação (MEC) trabalha em parceria com a organização social CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) para a elaboração da pesquisa, o cruzamento de dados e a consolidação das respostas. Foi criado um formulário específico para cada grupo: um para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), um para os professores e um terceiro para os alunos – esses dois últimos têm perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais. Os questionários vão estar disponíveis a partir das 14h desta quarta-feira (15). Se você é professor do ensino superior, poderá acessar e responder ao questionário aqui. Ou se você é aluno de qualquer instituição do ensino superior, poderá clicar aqui para acessar e responder ao questionário. De toda a forma, alunos e professores também devem receber o questionário por meio do e-mail cadastrado junto à instituição de ensino, a partir desta quarta-feira (15).
Prazos
Das cerca de 3.000 instituições de ensino superior credenciadas pelo Ministério da Educação, 1.339 responderam ao questionário, o que corresponde a 44,6% do total. Alunos e professores poderão participar da pesquisa, preenchendo o formulário entre os dias 15 e 31 de julho.
Assessoria de Comunicação Social, com informações da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC.
Você sabia que nossa instituição oferece um Consultório de Práticas Integrativas e Complementares para ajudar no alívio de dores e bem-estar?
A inteligência artificial (IA) está transformando a forma como as empresas operam, tomam decisões e se relacionam com clientes e colaboradores. Para explorar esse universo e apresentar suas possibilidades de aplicação no ambiente organizacional, o Núcleo Fasam Júnior (NFJ) e o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) promovem a palestra “Introdução à Inteligência Artificial e Suas Aplicações nas Organizações”, ministrada por um consultor do SEBRAE GO.
Expandir a atuação além do Brasil é um desejo crescente entre estudantes e profissionais da Odontologia. A
busca por qualidade de vida, experiências acadêmicas e profissionais em diferentes sistemas de saúde tem
atraído cada vez mais brasileiros.
Recentemente, tive a honra de conversar com o Prof. Dr. Marcos Lenza, referência quando o assunto é
carreira internacional em Odontologia. Ele é Chefe do Departamento de Ortodontia da University of
Mississippi School of Dentistry (EUA) e Diretor Geral do Instituto Lenza de Pós-Graduação, no Brasil.
Nessa live, falamos sobre sua trajetória no Brasil, nos Estados Unidos e na Dinamarca, e também sobre o
momento presente na Universidade do Mississippi, onde está à frente da estruturação de uma residência
em Ortodontia.