Com duração de 4 anos, 8 períodos no total, a graduação vai oferecer aos estudantes conhecimentos amplos e específicos para o domínio da linguagem publicitária, bem como formá-lo para atuar no meio publicitário.
Desde os períodos iniciais, os estudantes têm contato com disciplinas de caráter prático e que objetivam desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, tais como Criatividade, Fotografia e Produção Gráfica.
Os conteúdos de formação humanísticas são contemplados não apenas nas disciplinas específicas, mas permeiam todo o curso, como Homem e Sociedade e Comunicação e Cultura. A preocupação com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social é uma das características do curso.
Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso proporciona aos estudantes permite que eles percebam a realidade com olhar amplo a fim de identificar tendências e se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.
O Publicitário trabalha com Comunicação e Marketing. Em agências de Comunicação Integrada, costumam trabalhar com Jornalistas e também Relações Públicas, as outras duas profissões que completam a área de Comunicação Social.
Pode trabalhar tanto em departamentos de Comunicação e Marketing nas diversas organizações, quanto em agências de publicidade. Ao lado estão listadas algumas áreas que esse profissional pode trabalhar.
No próximo tópico serão tratadas as possibilidades de carreira para esse profissional.
Os profissionais de Publicidade podem optar pelas seguintes possibilidades de carreira:
Como é perceptível nos tópicos anteriores, o mercado de trabalho para os profissionais criativos é amplo, são várias opções de carreira. Além das citadas, cresce o número de profissionais autônomos, isto é, não são empregados de agências, de outras empresas ou do governo, mas trabalham por conta própria.
Desenvolver identidades de marca para produtos e empresas e comunicar os diferenciais competitivos das mesmas para o mercado por meio de campanhas mercadológicas planejadas são atividades-chave dessa profissão.
O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar em outras áreas correlatas, como é o caso de Produção Audiovisual, da Comunicação Digital e tantos outros modelos de negócio e trabalho que emergem na nossa sociedade cada vez mais digital, instantânea e plural.
Vinícius Machado Luz
Doutor em Artes, Culturas e Tecnologias, pelo Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media-Lab) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade Internacional de Curitiba (UNINTER), Jornalista com graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Sul-Americana (2009) e Designer Gráfico com graduação em Artes Visuais – Habilitação Design Gráfico pela UFG (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Gráfico e Editorial. É responsável pelo projeto gráfico de mais de 80 publicações, entre livros, catálogos de arte e revistas, além de identidade visual de exposições de Artes Visuais e outras peças gráficas. Ainda como designer, atuou na elaboração de peças gráficas de ações voltadas para educação socioambiental de usinas Hidrelétricas em Mato Grosso (Grupos EDP e NEOENERGIA). Como fotoartista, já realizou exposições fotográficas em países da América Latina / Caribe e Europa, sempre com a temática ‘cultura popular’. No campo do jornalismo, já publicou livros como “Folia de Reis – A festa e a devoção no tributo aos Reis Magos em Itaguaru” e “Entre Giros, Esmolas e Donzelas”, ambos aprovados e apoiados pelas leis de incentivo à cultura e pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC-GO). Trabalhou nos segmentos de Web Jornalismo e no projeto PETROBRAS/ Walm Ambiental – Requisitos Legais como assessor de comunicação das praças de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro. Atualmente é professor em disciplinas como Planejamento Gráfico e Editorial, Fotografia, Fotografia Publicitária, História da Arte, Assessoria de Imprensa, Metodologia do Trabalho Acadêmico, Finalização do Produto Jornalístico Impresso, Produção e Redação para Revista e Leitura Crítica da Mídia, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da UniFasam – Centro Universitário Sul Americano, em Goiânia, onde também é integrante do Núcleo Docente Estruturante (NAD) do curso de Jornalismo. Na UNIP (Universidade Paulista) – Campus Flamboyant/ Goiânia, é professor das disciplinas de ‘Comunicação e Design Editorial’ e ‘Fotografia’, no curso superior de Design Gráfico. Integrante e vice líder do grupo de pesquisa CNPq ‘GEPEMM – Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Extensão em Performances Culturais, Memória Social e Museologia’, vinculado a Faculdade de Ciências Sociais/Universidade Federal de Goiás – FCS/UFG.
Currículo Lattes
Email: coord.comsocial@fasam.edu.br
Na Unifasam, tudo é pensado para que você conquiste o seu sonho com praticidade e conveniência. O processo é simples e totalmente digital: da inscrição à prova on-line e até a matricula, tudo pode ser feito de onde você estiver, sem burocracia. Assim, você garante sua vaga no curso desejado com rapidez e facilidade, começando sua jornada rumo a carreira de sucesso descomplicada.
Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Publicidade e Propaganda
Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.
Com duração de 4 anos, 8 períodos no total, a graduação vai oferecer aos estudantes conhecimentos amplos e específicos para o domínio da linguagem publicitária, bem como formá-lo para atuar no meio publicitário.
Desde os períodos iniciais, os estudantes têm contato com disciplinas de caráter prático e que objetivam desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, tais como Criatividade, Fotografia e Produção Gráfica.
Os conteúdos de formação humanísticas são contemplados não apenas nas disciplinas específicas, mas permeiam todo o curso, como Homem e Sociedade e Comunicação e Cultura. A preocupação com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social é uma das características do curso.
Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso proporciona aos estudantes permite que eles percebam a realidade com olhar amplo a fim de identificar tendências e se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.
Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Publicidade e Propaganda
Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.
O Publicitário trabalha com Comunicação e Marketing. Em agências de Comunicação Integrada, costumam trabalhar com Jornalistas e também Relações Públicas, as outras duas profissões que completam a área de Comunicação Social.
Pode trabalhar tanto em departamentos de Comunicação e Marketing nas diversas organizações, quanto em agências de publicidade. Ao lado estão listadas algumas áreas que esse profissional pode trabalhar.
No próximo tópico serão tratadas as possibilidades de carreira para esse profissional.
Os profissionais de Publicidade podem optar pelas seguintes possibilidades de carreira:
Como é perceptível nos tópicos anteriores, o mercado de trabalho para os profissionais criativos é amplo, são várias opções de carreira. Além das citadas, cresce o número de profissionais autônomos, isto é, não são empregados de agências, de outras empresas ou do governo, mas trabalham por conta própria.
Desenvolver identidades de marca para produtos e empresas e comunicar os diferenciais competitivos das mesmas para o mercado por meio de campanhas mercadológicas planejadas são atividades-chave dessa profissão.
O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar em outras áreas correlatas, como é o caso de Produção Audiovisual, da Comunicação Digital e tantos outros modelos de negócio e trabalho que emergem na nossa sociedade cada vez mais digital, instantânea e plural.
Vinicius Machado Luiz
Doutor em Artes, Culturas e Tecnologias, pelo Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mídias Interativas (Media-Lab) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais (FCS) da UFG, Pós-graduado em Jornalismo Digital pela Faculdade Internacional de Curitiba (UNINTER), Jornalista com graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Faculdade Sul-Americana (2009) e Designer Gráfico com graduação em Artes Visuais – Habilitação Design Gráfico pela UFG (2003). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Design Gráfico, atuando principalmente nos seguintes temas: Design Gráfico e Editorial. É responsável pelo projeto gráfico de mais de 80 publicações, entre livros, catálogos de arte e revistas, além de identidade visual de exposições de Artes Visuais e outras peças gráficas. Ainda como designer, atuou na elaboração de peças gráficas de ações voltadas para educação socioambiental de usinas Hidrelétricas em Mato Grosso (Grupos EDP e NEOENERGIA). Como fotoartista, já realizou exposições fotográficas em países da América Latina / Caribe e Europa, sempre com a temática ‘cultura popular’. No campo do jornalismo, já publicou livros como “Folia de Reis – A festa e a devoção no tributo aos Reis Magos em Itaguaru” e “Entre Giros, Esmolas e Donzelas”, ambos aprovados e apoiados pelas leis de incentivo à cultura e pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás (FAC-GO). Trabalhou nos segmentos de Web Jornalismo e no projeto PETROBRAS/ Walm Ambiental – Requisitos Legais como assessor de comunicação das praças de Goiás, Distrito Federal e Triângulo Mineiro. Atualmente é professor em disciplinas como Planejamento Gráfico e Editorial, Fotografia, Fotografia Publicitária, História da Arte, Assessoria de Imprensa, Metodologia do Trabalho Acadêmico, Finalização do Produto Jornalístico Impresso, Produção e Redação para Revista e Leitura Crítica da Mídia, nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Relações Públicas da UniFasam – Centro Universitário Sul Americano, em Goiânia, onde também é integrante do Núcleo Docente Estruturante (NAD) do curso de Jornalismo. Na UNIP (Universidade Paulista) – Campus Flamboyant/ Goiânia, é professor das disciplinas de ‘Comunicação e Design Editorial’ e ‘Fotografia’, no curso superior de Design Gráfico. Integrante e vice líder do grupo de pesquisa CNPq ‘GEPEMM – Grupo de Estudos, Pesquisa e Ações de Extensão em Performances Culturais, Memória Social e Museologia’, vinculado a Faculdade de Ciências Sociais/Universidade Federal de Goiás – FCS/UFG.
Currículo Lattes
Email: coord.comsocial@fasam.edu.br
Na Unifasam, tudo é pensado para que você conquiste seu sonho com praticidade e conveniência. O processo é simples e totalmente digital: da inscrição à prova on-line e até a matrícula, tudo pode ser feito de onde você estiver, sem burocracia. Assim, você garante sua vaga no curso desejado com rapidez e facilidade, começando sua jornada rumo a carreira de sucesso de forma descomplicada.