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Relações Públicas

O curso

A graduação em Relações Públicas possui duração de 4 anos, sendo 8 períodos no total. É um curso que capacita profissionais a desenvolverem a gestão da comunicação de empresas públicas, privadas, entidades de classe e terceiro setor. 

Nos períodos iniciais do curso são ofertadas disciplinas base da área, tais como Língua Portuguesa, Técnicas de Relações Públicas, Marketing, Planejamento Estratégico e Comunicação e Cultura. A partir da segunda metade os graduandos estudam componentes específicos que dizem respeito às possibilidades de atividades práticas da profissão, por exemplo Organização e Gestão de Eventos, Produção Gráfica, Assessoria de Imprensa e Pesquisa de Opinião Pública.

As disciplinas de Estágio supervisionado I e II são ofertadas no sexto e sétimo período, respectivamente. É o momento em que os alunos são direcionados ao meio organizacional onde colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com supervisão e orientação de profissionais especializados. 

O estudo minucioso dos diversos públicos e a pesquisa de suas opiniões sobre as instituições e mercado é um aspecto do Curso de Relações Públicas. Tal aspecto faz desenvolver especialistas conhecedores das necessidades das empresas/instituições bem como de seus públicos. 

Consequentemente, apresenta estratégias certeiras na aproximação das organizações com seus colaboradores, clientes, mercado, imprensa, comunidade e etc.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas está apto a gerenciar a comunicação de organizações públicas, privadas e não governamentais. Suas possibilidades de atuação são diversas e por isso, principalmente na atualidade, suas atividades são indispensáveis. 

Coordena os esforços comunicacionais para as organizações a fim de se obter uma percepção positiva perante os públicos. No seu dia dia faz o estudo das organizações para a criação de planos estratégicos de comunicação e coordena todo o processo de execução. Gerir relacionamentos para trazer resultados, é essa a finalidade do profissional de Relações Públicas. Esse profissional está apto a atuar em diversas frentes tais como:

  • Planejamento de comunicação
  • Organização de Eventos
  • Gestão de contatos e relacionamentos
  • Gestão de crises
  • Trabalha com as opiniões dos públicos
  • Relações governamentais
  • Comunicação Comunitária

A carreira em Relações Públicas

A carreira em Relações Públicas apresenta inúmeras possibilidades de atuação. Profissionais iniciam a sua carreira, muitas vezes como estagiários, crescem nas empresas e conseguem cargos de gerência e diretoria. Segue abaixo os cargos que podem ser ocupados por profissionais de Relações Públicas.

  • Assessor de imprensa: mantém o relacionamento entre a organização e a opinião dos públicos, transmite informações para a mídia e realiza treinamentos com gestores de alto escalão das empresas para relacionamento com a imprensa.
  • Social Media: trabalha com as rede sociais de forma estratégica como ferramentas de relacionamento entre organizações e públicos, produzem conteúdos relevantes que entregam valor para as pessoas nos momentos de interação.
  • Comunicação Interna: planeja e executa projetos de comunicação interna nas organizações visando a fluência dos processos comunicacionais internos. Utiliza diversas ferramentas tanto digitais quanto físicas, como as próprias redes sociais e murais institucionais.
  • Gerente de eventos: atua no planejamento de eventos diversos, coordena todo o processo de execução e lidera o processo de avaliação dos resultados dos eventos.
  • Campanhas Políticas: planeja e executa campanhas eleitorais, gere o relacionamento entre o candidato e os eleitores, promovendo a sua identidade e sempre mensurando os resultados dos esforços comunicacionais com os grupos de influência e formadores de opinião.
  • Gerente de crises: coordena o processo de gerenciamento de situações imprevistas pelas organizações, crises diversas. Atua com prevenção, elaborando planos para evitar problemas futuros causados por situações que não estão no controle da instituição/empresa.
  • Pesquisa de opinião: coleta informações dos públicos das organizações a fim de se obter insumos robustos para a elaboração de planejamentos. Utiliza diversas ferramentas para isso, desde questionários impressos à softwares de coleta de dados.
  • Relacionamento com o cliente: lida com as críticas, comentários, opiniões e sugestões dos públicos. Trabalha no planejamento do relacionamento com os mesmos, desde os objetivos com cada um até a execução do atendimento, seja em pontos de venda ou em plataformas digitais. Trabalha em todos os pontos de contato da organização com os seus públicos.

Mercado de trabalho

Mesmo sendo uma profissão que surgiu no Brasil há muitos anos, a Relações Públicas é uma profissão mais atual do que nunca e encontra-se em franca expansão, pois nunca foi tão necessário comunicar-se de forma transparente e estratégica com os diversos públicos de uma instituição.

Por isso, o Profissional de Relações Públicas tem espaço para trabalhar nos diversos setores da sociedade: empresas públicas, privadas, entidades e terceiro setor.

Coordenadora

Christiane Gonçalves Costa

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2000) e mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília UnB (2006). Atualmente é Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Faculdade Sul-Americana (FASAM), em Goiânia, onde atua também como Ouvidora. Tem experiência na área de docência, coordenação de curso superior, gerência de marketing com ênfase em Gestão da Comunicação.

E-mail: christiane.goncalves@fasam.edu.br | Currículo Lattes

Dê o primeiro passo!

Cursos de Graduação da FASAM.

Quer saber mais sobre o curso?

Relações Públicas

O curso

A graduação em Relações Públicas possui duração de 4 anos, sendo 8 períodos no total. É um curso que capacita profissionais a desenvolverem a gestão da comunicação de empresas públicas, privadas, entidades de classe e terceiro setor. 

Nos períodos iniciais do curso são ofertadas disciplinas base da área, tais como Língua Portuguesa, Técnicas de Relações Públicas, Marketing, Planejamento Estratégico e Comunicação e Cultura. A partir da segunda metade os graduandos estudam componentes específicos que dizem respeito às possibilidades de atividades práticas da profissão, por exemplo Organização e Gestão de Eventos, Produção Gráfica, Assessoria de Imprensa e Pesquisa de Opinião Pública.

As disciplinas de Estágio supervisionado I e II são ofertadas no sexto e sétimo período, respectivamente. É o momento em que os alunos são direcionados ao meio organizacional onde colocam em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, com supervisão e orientação de profissionais especializados. 

O estudo minucioso dos diversos públicos e a pesquisa de suas opiniões sobre as instituições e mercado é um aspecto do Curso de Relações Públicas. Tal aspecto faz desenvolver especialistas conhecedores das necessidades das empresas/instituições bem como de seus públicos. 

Consequentemente, apresenta estratégias certeiras na aproximação das organizações com seus colaboradores, clientes, mercado, imprensa, comunidade e etc.

O que faz um profissional de Relações Públicas?

O profissional de Relações Públicas está apto a gerenciar a comunicação de organizações públicas, privadas e não governamentais. Suas possibilidades de atuação são diversas e por isso, principalmente na atualidade, suas atividades são indispensáveis. 

Coordena os esforços comunicacionais para as organizações a fim de se obter uma percepção positiva perante os públicos. No seu dia dia faz o estudo das organizações para a criação de planos estratégicos de comunicação e coordena todo o processo de execução. Gerir relacionamentos para trazer resultados, é essa a finalidade do profissional de Relações Públicas. Esse profissional está apto a atuar em diversas frentes tais como:

  • Planejamento de comunicação
  • Organização de Eventos
  • Gestão de contatos e relacionamentos
  • Gestão de crises
  • Trabalha com as opiniões dos públicos
  • Relações governamentais
  • Comunicação Comunitária

A carreira em Relações Públicas

A carreira em Relações Públicas apresenta inúmeras possibilidades de atuação. Profissionais iniciam a sua carreira, muitas vezes como estagiários, crescem nas empresas e conseguem cargos de gerência e diretoria. Segue abaixo os cargos que podem ser ocupados por profissionais de Relações Públicas.

  • Assessor de imprensa: mantém o relacionamento entre a organização e a opinião dos públicos, transmite informações para a mídia e realiza treinamentos com gestores de alto escalão das empresas para relacionamento com a imprensa.
  • Social Media: trabalha com as rede sociais de forma estratégica como ferramentas de relacionamento entre organizações e públicos, produzem conteúdos relevantes que entregam valor para as pessoas nos momentos de interação.
  • Comunicação Interna: planeja e executa projetos de comunicação interna nas organizações visando a fluência dos processos comunicacionais internos. Utiliza diversas ferramentas tanto digitais quanto físicas, como as próprias redes sociais e murais institucionais.
  • Gerente de eventos: atua no planejamento de eventos diversos, coordena todo o processo de execução e lidera o processo de avaliação dos resultados dos eventos.
  • Campanhas Políticas: planeja e executa campanhas eleitorais, gere o relacionamento entre o candidato e os eleitores, promovendo a sua identidade e sempre mensurando os resultados dos esforços comunicacionais com os grupos de influência e formadores de opinião.
  • Gerente de crises: coordena o processo de gerenciamento de situações imprevistas pelas organizações, crises diversas. Atua com prevenção, elaborando planos para evitar problemas futuros causados por situações que não estão no controle da instituição/empresa.
  • Pesquisa de opinião: coleta informações dos públicos das organizações a fim de se obter insumos robustos para a elaboração de planejamentos. Utiliza diversas ferramentas para isso, desde questionários impressos à softwares de coleta de dados.
  • Relacionamento com o cliente: lida com as críticas, comentários, opiniões e sugestões dos públicos. Trabalha no planejamento do relacionamento com os mesmos, desde os objetivos com cada um até a execução do atendimento, seja em pontos de venda ou em plataformas digitais. Trabalha em todos os pontos de contato da organização com os seus públicos.

Mercado de trabalho

Mesmo sendo uma profissão que surgiu no Brasil há muitos anos, a Relações Públicas é uma profissão mais atual do que nunca e encontra-se em franca expansão, pois nunca foi tão necessário comunicar-se de forma transparente e estratégica com os diversos públicos de uma instituição.

Por isso, o Profissional de Relações Públicas tem espaço para trabalhar nos diversos setores da sociedade: empresas públicas, privadas, entidades e terceiro setor.

Coordenadora

Christiane Gonçalves Costa

Possui graduação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás – UFG (1998), especialização em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM (2000) e mestrado em Comunicação pela Universidade de Brasília UnB (2006). Atualmente é Coordenadora do Curso de Relações Públicas da Faculdade Sul-Americana (FASAM), em Goiânia, onde atua também como Ouvidora. Tem experiência na área de docência, coordenação de curso superior, gerência de marketing com ênfase em Gestão da Comunicação.

E-mail: christiane.goncalves@fasam.edu.br

Currículo Lattes

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