O profissional de Gestão Comercial pode ser responsável pelo planejamento financeiro, econômico e tributário das organizações, cuidar da imagem da empresa no mercado, definir estratégias de venda de produtos e serviços, controlar o padrão de qualidade e informações gerenciais e comerciais, entre outras atividades.
O catálogo do MEC lista as principais atividades e o perfil profissional de um tecnólogo da área. Veja as principais, de acordo com o MEC:
O curso visa a formação de um profissional focado nas transações comerciais, atendendo diversas formas de intervenção referentes ao setor comercial. É relevante nesse sentido o conhecimento das condições de viabilidade econômica, financeira e tributária, bem como os instrumentos de relacionamento com o cliente e modelos de gestão.
Além disso, este profissional está envolvido na operação, implantação e atualização de logística e análise de investimentos e financiamentos e informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Ademais, deverá ter sólida formação teórica e prática, que lhe dê condições para enfrentar a concorrência e permanente
motivação para aprender.
Ser um Tecnólogo em Gestão Comercial te permite desenvolver atividades em empresas públicas e privadas que atuem direta ou indiretamente na área Comercial, industrial e da prestação de serviços.
É possível desenvolver e fazer carreira em pesquisas e projetos patrocinados e apoiados pelos diversos órgãos de fomento, além de elaborar projetos de consultoria, bem como prestar serviços de consultorias na área de Comércio.
Ainda, de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, o tecnólogo em Gestão Comercial, poderá atuar em empresas de beneficiamento de bens de consumo e industriais; empresas de comercialização de insumos; empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; empresas prestadoras de serviços de consumo final; empresas varejistas, atacadistas e de representação comercial; Institutos e centros de pesquisa; instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.
Matriz curricular:
1º período:
INTRODUÇÃO AO EAD
NOÇÕES DE EMPREENDEDORISMO
LÍNGUA PORTUGUESA
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
MATEMÁTICA
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
2º período:
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
INDIVÍDUO E SOCIEDADE
PSICOLOGIA DO TRABALHO E DA ORGANIZAÇÃO
INTELIGÊNCIA PRODUTIVA E SUSTENTABILIDADE
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
3º período:
MODELOS DE GESTÃO
INOVAÇÃO E COOPERATIVISMO
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS E FONTES DE FINANCIAMENTO
OPTATIVA
LÍNGUA ESTRANGEIRA
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR
4º período:
GOVERNANÇA CORPORATIVA E COMPLIANCE
SISTEMA CORPORATIVO DE CRÉDITOS
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ESTRATÉGIA COMPETITIVA E CORPORATIVA
CONTABILIDADE E GESTÃO DE CUSTOS
ATIVIDADE EXTRACURRICULAR