Graduação é a única com Conceito de Curso nota 5 em Goiás. Relatório do Ministério da Educação destacou formação acadêmica completa e projeto de ensino inovador.
O curso de Jornalismo da Fasam – Faculdade Sul-Americana foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com nota 5, ou seja, a nota máxima no conceito do curso (CC). Conforme dados do MEC, trata-se da única graduação em Jornalismo com nota máxima desse conceito entre as instituições de ensino que oferecem o curso em Goiás.
Para avaliação do curso, uma comissão do MEC realizou visita institucional à Fasam nos dias 18 e 19 de novembro de 2019. Na ocasião, a comissão analisou três dimensões do curso: organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura. O relatório da avaliação foi divulgado pelo MEC no dia 26 de novembro.
“A nota não só revela a qualidade do curso e a preocupação com o corpo docente, a infraestrutura, o projeto pedagógico e o comprometimento da equipe com a formação plena do acadêmico. Também é uma nota que aponta um caminho de formação em que o acadêmico tem conhecimento técnico, mas também é um indivíduo capaz de fazer uma reflexão social e de temas como os direitos humanos e o meio ambiente”, explica a coordenadora do curso, Denize Daudt Bandeira, jornalista, mestre em Comunicação e especialista em Políticas Públicas.
Neste sentido, o relatório de avaliação do MEC afirma que “a Fasam propicia o desenvolvimento de uma prática acadêmica a partir da missão de formar cidadãos comprometidos com a ética profissional, oferecendo ensino de qualidade, disseminando o conhecimento e os valores da vida, que contribuam para o desenvolvimento sustentável”.
Projeto inovador
Outro aspecto destacado pela comissão avaliadora é que o curso de Jornalismo da Fasam é constantemente atualizado e que leva em consideração práticas inovadoras da área da comunicação, além das especificidades locais e regionais. “A Fasam objetiva ainda estimular o empreendedorismo, tão necessário no mundo do trabalho. Para isso, é fundamental a promoção da cultura e o estímulo à criatividade e à inovação técnica, o que se dá nas disciplinas práticas e/ou laboratoriais”, destaca o relatório.
“Nosso Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi avaliado como inovador, com visão de mercado e alicerçado nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Projetos de metodologia ativa com vistas a colocar o acadêmico realmente em contato com a dinâmica de produção jornalística. São anos de trabalho para chegar nessa qualidade”, afirma Denize Daudt Bandeira.
Dentre as ações que colocam o aluno em contato com a dinâmica de produção jornalística estão projetos como o Quadro a Quadro, a Semana de Jornalismo (Jornalismo em Pauta), o Seminário Interdisciplinar e o PopCom, além de palestras com profissionais do mercado de trabalho (Bate Papo com o Mercado) e visitas técnicas orientadas, realizadas em empresas jornalísticas.
Além disso, foram bem avaliados pelo MEC: a condução do estágio supervisionado, pela quantidade de convênios que a Fasam tem com empresas do mercado jornalístico; a participação dos alunos em eventos científicos; o estímulo à criatividade e à inovação técnica, o que se dão nas disciplinas práticas e/ou laboratoriais; e a interdisciplinaridade como estratégia pedagógica adequada para a formação de um profissional completo.
Jornalismo na Fasam
Ao final deste semestre letivo de 2019, o curso Bacharelado em Jornalismo da Fasam terá formado a sua 31ª turma. A graduação tem uma carga horária total de 3.080 horas e corpo docente integrado por 15 professores mestres e três especialistas, todos com experiência no mercado de trabalho jornalístico.
Na Fasam, o acadêmico de jornalismo estuda disciplinas como português, inglês, economia, sociologia, ética, empreendedorismo, além das disciplinas técnicas, como jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, documentário em TV, edição jornalística, planejamento gráfico e editorial, revista e comunicação organizacional.