É impossível pensar, na atualidade, em uma empresa, instituição ou órgão privado ou público sem pensar no volume de informação que essas organizações têm em suas redes de computadores e bancos de dados. É verdade que eles são acessados dentro e fora das corporações por uma infinidade de usuários, mas para que esse processo seja organizado, seguro e eficiente, é necessário que haja uma perfeita administração do fluxo de informação que circula por essas redes e bancos de dados.

No mercado, o profissional que faz esse trabalho é cada vez mais estratégico para as organizações. Com uma formação que exige conhecimento profundo em computação, o profissional de TI é responsável por desenvolver o processamento, os sistemas de armazenamento e de recuperação de dados, bem como a comunicação entre usuários. É ele que torna esse material disponível para usuários de redes, criando, adaptando e instalando programas para facilitar e organizar a consulta. E tem mais: combina a Análise de Sistemas e o Processamento de Dados ao desenvolvimento de Sistemas Computacionais e Gerenciais para empresas.

Na Fasam, o curso de graduação em Sistemas da Informação oferece ao aluno uma rica formação acadêmica com um forte intercâmbio com as necessidades do mercado. O curso possui ênfase, em redes de computadores, bancos de dados, inteligência artificial, computação gráfica, internet e comércio eletrônico.

De olho no mercado de trabalho, a Fasam capacita seus alunos para atender em especial empresas de tecnologia da informação que contratam o profissional para gerir a infraestrutura de TI da empresa e para desenvolver softwares para plataformas móveis  e web ou fazer a correção e atualização de dados. Pesa nesse contexto, o fato do governo federal, por meio do Programa Brasil Inteligente, planejar oferecer o acesso à banda larga de alta velocidade para 95% da população. O programa prevê aumentar de 53% para 70% o número de municípios cobertos com redes de fibra óptica. Isso também aquece o mercado de trabalho para esse profissional.

Nesse segmento, há oportunidades de emprego em empresas de qualquer ramo, de telefonia até medicamentos. Há, ainda, espaço em editoras, companhias de telecomunicações, redes de lojas e bancos. A maior demanda está nos grandes centros, que concentram os maiores desenvolvedores de software. No entanto, aí está também o mercado mais concorrido. Fora das grandes capitais, há chances de empregabilidade em polos industriais e em cidades de médio porte.

A Fasam está com o vestibular aberto para o curso de Sistemas de Informação. Confira mais informações clicando no botão abaixo.

saiba mais

Contact Us

Rolar para cima