A fasam investe em você

Jornalismo

SOBRE O CURSO

O jornalismo é parte fundamental da comunicação onipresente em nossa sociedade. As notícias servem como fonte de educação informal, ajudam a moldar a opinião pública e tornam pessoas e acontecimentos visíveis ao mundo. No Brasil, essa função de tamanha responsabilidade é regulamentada e, para exercê-la, é necessário registro profissional feito no Ministério do Trabalho e pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas) que emite a Carteira de Jornalista Profissional, para profissionais graduados. O profissional de jornalismo vai estudar disciplinas básicas como português, inglês, economia, sociologia, ética, empreendedorismo e claro, as disciplinas técnicas como jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, documentário em TV, edição jornalística, planejamento gráfico e editorial, revista e comunicação organizacional.

MERCADO DE TRABALHO

Ao ouvir a palavra jornalismo lembra-se imediatamente da figura do repórter, sempre com um bloquinho e caneta à mão, ou do bem-falante apresentador de telejornais. Mas o campo de atuação deste profissional é muito mais amplo. Além das mídias tradicionais há várias outras oportunidades de trabalho na internet e na comunicação organizacional, tudo isso em instituições públicas, privadas e do terceiro setor ou ainda como empreendedor.

As principais atividades jornalísticas no rádio e na televisão são: a elaboração de pautas, a produção de reportagens, a edição e apresentação, captação de áudio e vídeo. E também a criação, roteirização e direção de programas informativos e documentários. Em impressos como jornais e revistas o jornalista pode conduzir todo processo de produção de textos ou ser responsável pelo design gráfico e diagramação. Na internet o profissional de jornalismo pode trabalhar como produtor de conteúdos em portais de notícias, redes sociais ou mesmo nas versões on-line das mídias tradicionais. Outro grande campo que se abriu foi o da comunicação organizacional, que vai além da assessoria de imprensa, abarcando também os processos de comunicação interna e relacionamento com cliente através de produtos audiovisuais.

    PERFIL


DURAÇÃO:
4 anos
HORÁRIOS DE AULA:
Matutino: 08h às 11h30 | Noturno: 18h55 às 22h25
PORTARIA:
COORDENADOR:
Jullena S. de Alencar Normando

JULLENA S. DE ALENCAR NORMANDO

A coordenadora do curso é a professora Jullena Normando, publicitária, mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Ela está na Fasam desde 2011 e busca, a cada semestre, aprimorar os conhecimentos específicos e pedagógicos para oferecer aos estudantes a melhor formação nesta importante etapa de suas carreiras.

E-mail: jullenanormando@fasam.edu.br

Newsletter

Facebook