INTRODUÇÃO: O letramento em saúde é caracterizado como a capacidade do indivíduo
obter, processar e compreender as informações e serviços de saúde, sendo um diferencial
quanto a compreensão, aceitação e cuidados dos familiares frente as crianças diagnosticadas
com transtornos do neurodesenvolvimento, como é o caso do transtorno do espectro autista
(TEA). O TEA se caracteriza como um distúrbio do desenvolvimento neurológico,
caracterizado principalmente por desordens comportamentais e na comunicação, dificuldades
de interação social e comportamentos estereotipados e repetitivos, no qual gera impacto a
saúde do portador e da família. Sendo assim, o letramento em saúde proporciona condições
para os familiares compreenderem sobre o TEA, e sobre os serviços de saúde e ações
ofertados, que visam promover a melhora da qualidade de vida das crianças diagnosticadas
com os diversos níveis de suporte do autismo. Portanto, se torna de extrema importância a
realização desse estudo para evidenciar o nível de compreensão desses pais sobre o tema e as
facilidades/dificuldades encontradas quanto ao uso das informações e serviços de saúde
ofertados para esse público, contribuindo significativamente para a literatura devido à
escassez de estudos acerca do tema, como também ampliando o conhecimento da comunidade
científica acerca da temática. OBJETIVOS: Avaliar o papel do letramento em saúde de pais
de crianças autistas no uso de informações e de serviços de saúde para essas crianças.
MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo descritivo exploratório com abordagem qualitativa,
realizado mediante entrevistas semiestruturadas com pais ou responsáveis, selecionados por
amostragem intencional, de crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA),
com idade de dois a dez anos, em um Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS)
localizado em um município do Centro Oeste Brasileiro. A coleta dos dados ocorreu entre
fevereiro e abril de 2023, mediante ao uso de um roteiro de perguntas abertas e fechadas, e
posteriormente era aplicado um instrumento de avaliação em letramento em saúde European
Health Literacy Survey Questionnaire short-short form (HLSEU-Q6). RESULTADOS:
Participaram um total de 15 participantes, sendo todas mães, com predomínio de idade acima
de 30 anos, moradia própria, renda familiar acima de R$ 3.961,00, sem vínculo empregatício
remunerado, ensino médio completo, e com histórico de tratamento psiquiátrico na família.
Quanto ao resultado da análise das transcrições das entrevistas, foram evidenciadas 4
temáticas, sendo elas: conhecimento da condição de saúde e das ações desenvolvidas e
ofertadas, que evidenciaram limitações, sentimentos e percepções que de acordo com a
literatura são intensas devido a um conhecimento superficial, e uso da informação.
CONCLUSÃO: O estudo contemplou os objetivos de pesquisa, destacando o conhecimento e
sentimentos dos pais quanto ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o uso das
informações. Quanto ao letramento em saúde foi possível concluir que fatores socioeconômicos, ambientais, culturais, sociais, comunitários e individuais influenciam
quanto ao nível de letramento dos pais, quanto ao conhecimento da condição de saúde, ações
e serviços ofertados, sentimentos e percepções e uso das informações, no qual quanto menor
inferior o letramento mais dificuldades quanto a compreensão das informações.