Fasam abre inscrições para a quarta turma da especialização em Big Data e Machine Learning

Fasam abre inscrições para a quarta turma da especialização em Big Data e Machine Learning em Goiânia

Matriz curricular pioneira e incentivo ao empreendedorismo são destaques da capacitação que será oferecida, a partir do dia 1º de setembro

Depois do sucesso alcançado pelas quatro turmas da especialização em Big Data e Machine Learning, já em andamento, a Fasam – Faculdade Sul-Americana abre inscrições para a quarta turma do curso de pós-graduação em Goiânia. Pioneiro no Brasil por abordar, em uma mesma matriz curricular, temas como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Machine Learning e Deep Learning, o curso será oferecido a partir do dia 1º de setembro.

A capacitação vai preparar profissionais para que possam encarar o complexo desafio de obter, transformar, enriquecer e armazenar o grande volume de dados produzidos atualmente. Ciente de que, hoje, nesse mercado de trabalho destaca-se quem domina tecnologias para transformar dados em informações e predições, a Fasam quer munir os profissionais com as ferramentas e técnicas apropriadas para que possam implementar soluções baseadas nas técnicas de processamento e armazenamento de dados (Big Data) e de aprendizagem de máquina (Machine Learning) em diferentes tipos de negócio.

Durante a especialização, que é voltada para graduados em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e demais cursos correlatos, o aluno irá conhecer as principais ferramentas frameworks para processamento e armazenamento de dados (Hadoop, Spark, ElasticSearch, Kafka e outros). Também será possível trabalhar com as melhores práticas em modelagem, ingestão, criação e manipulação de soluções baseadas em dados não estruturados, além de aprender a identificar padrões em conjuntos de dados (Data Mining), aplicar técnicas de Machine Learning e Deep Learning e ainda criar visualizações ricas para facilitar o processo de tomada de decisão.

“Vamos preparar pessoas com habilidades bem específicas e colocá-las em um novo patamar de empregabilidade e valorização profissional. Não há dúvidas que há grande demanda mercadológica pelos conhecimentos abordados nessa especialização. Essa tendência de mercado somada à experiência que tivemos com as três turmas já oferecidas pela Fasam, nos motiva muito a receber novos alunos”, avalia o professor coordenador do curso, Júlio César Pessoa. Analista de Sistemas e especialista em Tecnologias para Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Goiás, Júlio conta com mais de dez anos de atuação profissional em empresas como Fieg, Senai, Politec, Dataprev e Indra. Cofundador da comunidade BigDataGo, ele é ainda responsável pela gestão de projetos de Big Data e IOT para Administração Pública, Telecom e Saúde.

Segundo o coordenador, com uma proposta inovadora e altamente prática, a especialização possibilitará aos envolvidos atuar como engenheiro de dados, engenheiro e arquiteto de soluções de Big Data, cientista e engenheiro de Machine Learning, analista de negócios, desenvolvedor de visualização de dados, gerente de analitycs e ainda estatístico ou cientista de dados. O curso 100% presencial terá duração de 20 meses, com aulas mensais aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Inscrições podem ser feitas no site da Fasam.

Mercado em alta

Com previsão de investimentos de mais de R$ 3 bilhões no Brasil em 2018, os setores de Big Data e Machine Learning devem se manter aquecidos no país. Segundo a consultoria Frost & Sullivan, mão de obra especializada e integração de soluções seguras à infraestrutura legada continuam sendo desafios para as empresas, que demandam eficiência e sustentabilidade.

Dispositivos, pessoas e organizações produzem diariamente um volume inacreditável de dados. Tecnologias emergem constantemente para transformar dados em informações e predições, alcançando um diferencial competitivo por meio de conceitos como IOT, BigData, Data Science, Machine Learning e Deep Learning.  Diante desse cenário, o diferencial da especialização em Big Data e Machine Learning da Fasam deve-se a amplitude da visão com que aborda as diferentes técnicas.

“Juntar todos os temas em alta no mundo da tecnologia em uma mesma especialização é um paradigma que atraiu a atenção de cientistas e profissionais do setor para nosso curso. Encaramos o desafio de considerar diferentes matérias como parte de um mesmo ciclo e, assim, estudá-las de maneira integrada, ampliando a visão do profissional sobre cada uma das ferramentas”, comenta o coordenador do curso.

Incentivo ao empreendedorismo

Além de acompanhar as tendências do mercado, a Fasam promoverá o intercâmbio dos profissionais inscritos na especialização em Big Data e Machine Learning com o mercado. Ao final do curso, o aluno terá oportunidade de apresentar seu projeto de Trabalho de Conclusão de Curso, uma startup, a incubadoras e aceleradoras da região e ainda ganhará um kit com os equipamentos necessários para o módulo de IoT.

Durante o curso, há quatro sessões de startup mentor, com a contribuição de especialistas em todas as etapas do processo de abertura do negócio, desde a concepção do novo produto até a validação. Segundo coordenador do curso, professor Júlio Pessoa, muitos dos alunos de Goiânia já tinham dado início a uma startup quando procuraram o curso a fim de se especializar e enfim consolidar a empresa.

“Sabemos que um dos grandes caminhos a ser seguido por profissionais dessa área é o empreendedorismo e por isso, ao final da formação, contamos com a participação ativa de membros de aceleradoras, incubadoras e de investidores de instituições parceiras da Fasam. A aproximação desses alunos com o mercado é uma ponte de mão dupla, primordial para ambos”, considera o coordenador do curso.

Serviço

Big Data e Machine Learning – Turma quatro Goiânia 

Início das aulas: 1º de setembro.

Duração: 20 meses.

Periodicidade: Encontros quinzenais, aos sábados, das 08h às 18h

Local: Fasam: BR-153, 502 – Jardim da Luz, Goiânia – GO

Contatos: (62) 3219-4036 | WhatsApp Pós-Graduação: (62) 99106-8465

Contact Us

Rolar para cima