Fasam abre em Brasília curso de especialização em Big Data e Machine Learning

Fasam abre em Brasília curso de especialização em Big Data e Machine Learning

Especialização será oferecida, a partir do dia 15 de setembro, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) da UnB

Depois do sucesso obtido pelas três turmas da especialização em Big Data e Machine Learning, em andamento em Goiânia, a Fasam – Faculdade Sul-Americana leva o curso de pós-graduação para Brasília. Pioneiro no Brasil por abordar, em uma mesma matriz curricular, temas como Internet das Coisas (IoT), Big Data, Machine Learning e Deep Learning, o curso será oferecido, a partir do dia 15 de setembro, na sede da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), localizada no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB).

O curso visa preparar profissionais para que possam encarar o complexo desafio de obter, transformar, enriquecer e armazenar o grande volume de dados produzidos atualmente. Ciente de que, hoje, nesse mercado de trabalho destaca-se quem domina tecnologias para transformar dados em informações e predições, a Fasam quer munir os profissionais com as ferramentas e técnicas apropriadas para que possam implementar soluções baseadas nas técnicas de processamento e armazenamento de dados (Big Data) e de aprendizagem de máquina (Machine Learning) em diferentes tipos de negócio.

Durante a especialização, que é voltada para graduados em Ciência da Computação, Engenharia de Software, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e demais cursos correlatos, o aluno viverá experiências com as principais ferramentas para processamento e armazenamento de dados (Hadoop, Spark, ElasticSearch, Kafka e outros), além das melhores práticas em gestão, governança e implementação de soluções baseadas em Big Data e do importante MindSet em Analytics e Inteligência Artificial. O programa do curso foi criado e sequenciado visando integrar os principais temas do universo Data Driven em uma trilha cujo objetivo é criar ou impulsionar a própria Startup.

“Vamos apoiar pessoas e startups no desenvolvimento de habilidades impactantes, criando um novo patamar de valorização profissional e potencial de crescimento. Não há dúvidas de que há uma grande demanda mercadológica pelos conhecimentos abordados nessa especialização e por novas soluções tecnológicas que alimentem os processos globais de transformação digital. O time impressionante de docentes, formado por profissionais que estão à frente de iniciativas pioneiras no mercado, somado ao ecossistema de inovação criado no curso através do programa Startup MVP e dos encontros de Startup Mentoring, prova que para os interessados de Brasília essa será uma ótima oportunidade para se qualificar, empreender e crescer profissionalmente”, avalia o professor e coordenador do curso, Júlio César Pessoa.  Líder do núcleo de Inteligência Artificial na Indra, Coach em Estratégia Data Driven, Especialista em Tecnologias para Gestão de Negócios e Cofundador da comunidade BigDataGo, Júlio conta com mais de 12 anos de atuação profissional relevante no mercado, e assim como grande parte do corpo docente, conduz projetos e produtos inovadores que vão ao encontro das expectativas do público-alvo do curso.

Segundo o coordenador, com uma proposta inovadora e altamente prática, a especialização possibilitará aos envolvidos atuar como engenheiro de dados, engenheiro e arquiteto de Big Data, cientista e engenheiro de Machine Learning, analista de negócios, desenvolvedor de visualização de dados, gerente de Analytics, cientista de dados e outras posições carentes no cenário Data Driven. O curso é 100% presencial e terá duração de 20 meses, com aulas mensais aos sábados e domingos, das 8h às 18h. Inscrições podem ser feitas no site da Fasam.

Mercado em alta

Com previsão de investimentos de mais de R$ 3 bilhões no Brasil em 2018, os setores de Big Data e Machine Learning devem se manter aquecidos no país. Segundo a consultoria Frost & Sullivan, mão de obra especializada e integração de soluções seguras à infraestrutura ligada continuam sendo desafios para as empresas, que demandam eficiência e sustentabilidade.

Dispositivos, pessoas e organizações produzem diariamente um volume considerável de dados. Tecnologias emergem constantemente para transformar dados em informações e predições, alcançando um diferencial competitivo por meio de conceitos como IoT, Big Data, Data Science, Machine Learning e Deep Learning.  Diante desse cenário, o diferencial da especialização em Big Data e Machine Learning da Fasam deve-se à amplitude da visão com que aborda as diferentes técnicas.

“Juntar todos os temas em alta no mundo da tecnologia em uma mesma especialização é um paradigma que atraiu a atenção de cientistas e profissionais do setor para nosso curso. Encaramos o desafio de considerar diferentes tecnologias como parte de um mesmo ciclo de transformação digital, e assim estudá-las de maneira integrada, ampliando a visão do profissional como provedor de solução para os novos modelos de negócio”, comenta o coordenador do curso.

Apoio ao empreendedorismo

Além criar o ambiente propício para a inovação durante o programa do curso, a Fasam é facilitadora no processo de aproximação dos alunos com o ecossistema de empreendedorismo. Nos encontros de Startup Mentoring e no evento final do curso, o aluno terá oportunidade de apresentar sua startup a incubadoras, aceleradoras, investidores e organizações de fomento ao empreendedorismo, visando obter apoio e orientação para os próximos passos dos novos negócios gerados ou impulsionados durante o curso.

Durante o curso, há quatro sessões de Startup Mentoring, com a contribuição de especialistas em todas as etapas do processo de inovação, desde a concepção do novo produto até a validação do MVP. Segundo o coordenador do curso, professor Júlio Pessoa, alguns dos alunos da pós-graduação já tinham dado início a uma startup quando procuraram o curso a fim de se especializar e complementar as capacidades do time.

“Sabemos que um dos grandes caminhos para a inovação é o fomento ao empreendedorismo digital e, por isso, durante a formação contamos com a participação ativa de parceiros como aceleradoras, incubadoras e organizações de fomento ao empreendedorismo. Promover a aproximação desses alunos com o mercado é construir uma ponte de mão dupla, primordial para um futuro de sustentabilidade e inovação”, considera o coordenador do curso.

 Serviço

Fasam abre em Brasília curso de especialização em Big Data e Machine Learning

Início das aulas: 15 de setembro.

Duração: 20 meses.

Periodicidade: encontros mensais aos sábados e domingos das 8h às 18h.

Local: Sede da Finatec no Campus Universitário Darcy Ribeiro (UNB) – Av. L3 Norte, Ed. Finatec – Asa Norte, Brasília – DF, 70910-900.

Contatos: (62) 3219-4009 / (62) 3219-4035 | WhatsApp Pós-Graduação: (62) 99114-4377.

Contact Us

Rolar para cima