Introdução: Para tornar o atendimento odontopediátrico mais confortável e reduzir a ansiedade, o dentista pode usar as técnicas básicas e avançadas de manejo do comportamento infantil. Objetivo: Identificar as técnicas básicas de manejo de comportamento investigadas nos últimos dez anos e sintetizar os resultados sobre a eficácia na redução do medo/ansiedade, melhora do comportamento e aceitabilidade. Fontes de dados: Uma busca foi realizada no PubMed, Scielo, Lilacs e Grey Literature Report, em outubro/2021. Estudos observacionais e de intervenção sobre o uso de técnicas básicas de manejo de comportamento no atendimento de crianças com até 6 anos, e publicados nos últimos dez anos, foram incluídos. Síntese dos dados: De um total de 756 referências, 63 foram lidas integralmente e 15 incluídas na scoping review. Distração, reforço positivo, controle de voz, falar-mostrar-fazer, modelagem e presença/ausência dos pais foram investigadas em ensaios clínicos e em estudos
transversais. As técnicas foram eficazes na redução da ansiedade odontológica e, a maioria, bem aceita pelos pais/cuidadores. Controle de voz e presença/ ausência dos pais foram as menos aceitas. Resultados controversos sobre o efeito no comportamento foram observados nos estudos sobre a presença/ausência dos pais. Conclusões: Distração foi a técnica investigada com maior frequência nos estudos selecionados, seguida por reforço positivo, presença dos pais, controle de voz e falar-mostrar-fazer. As técnicas básicas tiveram resultados positivos na
redução da ansiedade infantil e na aceitabilidade dos pais. Controle de voz e presença/ausência dos pais devem ser recomendadas com cautela.