Introdução: O planejamento educacional da disciplina de Endodontia na graduação deve incorporar novas técnicas, para a melhoria do processo formativo. Assim, os instrumentos manuais de níquel-titânio ProDesign M (PDM) trouxeram uma proposta inovadora de preparo do canal radicular. Objetivo: O presente estudo teve por objetivo avaliar o impacto da introdução da PDM no ensino da graduação, por meio da percepção e satisfação de docentes e discentes. Métodos: 54 docentes e 285 discentes de faculdades de Odontologia do Brasil responderam a um questionário online de múltipla escolha, com perguntas comparativas entre a técnica de preparo manual usada antes da PDM (técnica associando brocas de preparo cervical e instrumentos de aço inox e/ou técnica associando brocas de preparo cervical e instrumentos de NiTi convencionais) e a técnica com PDM. Resultados: Os docentes tiveram maior facilidade de ensinar a técnica com PDM (92,6%), com superior aprendizado dos alunos (94,4%), obtenção de melhor qualidade de tratamento endodôntico (90,7%), com facilitação da técnica (90,7%), menor tempo de trabalho (96,3%), menor fadiga (96,3%) e com maior interesse dos alunos (94,4%). Os discentes relataram que a técnica com PDM permitiu maior facilidade (89,8%) e segurança (93%) para execução, melhor qualidade do tratamento endodôntico (90,9%), com menor tempo de trabalho (96,5%) e menor fadiga (95,8%), sendo a técnica de escolha dos discentes para tratamentos endodônticos futuros (96,5%). Conclusões: A introdução dos instrumentos PDM no ensino da graduação foi positiva, com a satisfação de docentes e discentes, e otimização do processo de ensino-aprendizagem.