Como Estimular o Hábito da Leitura em Crianças e Adolescentes
Diante de uma sociedade hiperconectada aos equipamentos eletrônicos, é cada vez mais raro encontrar pessoas que ainda têm o hábito de ler. Porém, trata-se de um costume importante que pode fazer a diferença no futuro das crianças e jovens: a leitura aumenta o vocabulário, estimula a criatividade e amplia a visão de mundo.
“A leitura de jornais, por exemplo, integra as crianças à sociedade e faz com que elas aprendam desde cedo seus direitos e deveres como cidadãs”, explica a jornalista e coordenadora do curso de Jornalismo da Fasam – Faculdade Sul-Americana, Denize Daudt Bandeira.
A professora ressalta que é importante estimular o pensamento crítico em tempos de fake news, as chamadas notícias falsas. “Mais do que ler, é preciso uma leitura de qualidade. Quem já tem o hábito de ler tem mais chances de identificar o que é fato ou qual a intenção do autor de um texto ao escrever determinado conteúdo. A partir daí, terá mais embasamento para ter opinião própria”, explica Denize Daudt.
Cinco dicas para despertar o gosto pela leitura nos seus filhos
1- Frequente livrarias, bibliotecas e bancas de jornais
A ideia é que a presença de livros, revistas e jornais seja frequente na vida dos pequenos. Sempre que for a centros comerciais, por exemplo, vocês podem visitar uma livraria e, mesmo que não comprem, o ato de folhear uma publicação estimula o interesse de leitura.
2- Ofereça tipos diferentes de textos
Quadrinhos, enciclopédias e até livros de receitas podem despertar interesse para a leitura. Se estiver lendo um jornal, por exemplo, você pode indicar ao seu filho ou filha a sessão de quadrinhos e tirinhas. A partir dali, a criança ou adolescente pode começar a se interessar por outros cadernos do jornal.
3- Identifique as preferências
Todos nós temos mais afinidade com um ou outro gênero literário: fábula, drama, crônica ou épico, são vários os estilos de texto. Identifique e respeite o gosto pessoal do seu filho ou filha no começo. O despertar do interesse para diferentes gêneros será mais fácil se a criança já tiver o hábito de ler um estilo.
4- Tenha um momento especial da leitura
Com crianças pequenas, o ideal é que o momento da leitura seja lúdico, então aposte em instrumentos musicais, teatros, fantoches ou fantasias que ajudem a contar a história. Para os maiores, você pode criar um ambiente especial para ler, com abajur e poltrona confortável.
5- Busque temas que se relacionem ao universo jovem
Será mais fácil captar a atenção dos jovens oferecendo livros com temas infanto-juvenis que eles possam relacionar à própria realidade. Além disso, livros relacionados a séries ou filmes tendem a despertar o interesse de adolescentes.
Fonte: Denize Daudt Bandeira – coordenadora do curso de Jornalismo da Fasam