Projeto busca acordos para que comunidade acadêmica vivencie experiências internacionais
A Fasam – Faculdade Sul-Americana deu mais um passo rumo à sua internacionalização: na sexta-feira (12), representantes da University of Missouri-Kansas City (UMKC), do Missouri (EUA), foram recebidos pela Diretoria Geral, Diretoria de Pós-Graduação e pela coordenação do Projeto de Internacionalização da Fasam. Monica Mingucci, diretora do Instituto de Linguística Aplicada (ALI) da College of Arts & Sciences tratou de projeto de cooperação entre as instituições para promoção de experiências internacionais.
Conforme explica a coordenadora do Projeto de Internacionalização da Fasam, Aline Borghi, a reunião iniciou as tratativas para a consolidação de um convênio que promova intercâmbio entre a Fasam e a Universityof Missouri.
O projeto propõe que estudantes e professores possam vivenciar intercâmbios culturais, cursos de idiomas, visitas internacionais e participações em eventos.“Nossa intenção é promover possibilidades para que os alunos daqui e de lá tenham uma experiência internacional. Dessa forma, a Fasam poderá receber membros de lá e membros daqui também poderão ir ao Missouri”, explica a coordenadora.
Além da universidade norte-americana, a Fasam prospecta parcerias com outras instituições, em especial na América Latina. “O próprio nome da Fasam, Faculdade Sul-Americana, já indica que olhamos para horizontes muito além do nacional”, ressalta Borghi.
Segundo a coordenadora, o projeto está ainda na fase de prospecção, mas a comunidade acadêmica já está animada com as novas portas que se abrem diante dessa iniciativa: “Já observamos que há uma demanda e já recebemos manifestações de alunos em participarem de experiências internacionais.”
Ampliar horizontes
Também na perspectiva de agregar experiências internacionais à comunidade universitária, a Fasam firmou parceria com a escola Aliança Francesa. Todos os alunos, professores e dependentes, têm 20% de desconto para realizar cursos regulares na escola. Para cursos ateliers (voyage express e conversação), o desconto é de 10%.
Com a parceria, a Fasam pretende estimular o interesse por outras culturas, em especial a francesa, além de capacitar os alunos e aumentar suas chances de emprego e estudos em outros países.