Curso de Pedagogia da Fasam recebe Conceito 4 do MEC

Processo de renovação de reconhecimento do curso considerou avanços como o índice de professores mestres ou doutores que corresponde a mais de 90 % do corpo docente.

Entre os dias 22 e 25 de agosto, a Fasam – Faculdade Sul-Americana recebeu a visita da comissão do Ministério da Educação (MEC) para renovação de reconhecimento do curso de graduação em Pedagogia. Considerando principalmente o alto nível de titulação do corpo docente e a infraestrutura moderna da Instituição, os avaliadores atribuíram o Conceito 4 para o curso, nota que coloca a capacitação entre as melhores do estado de Goiás.

Os avaliadores destacaram o empenho da Fasam para oferecer a seus alunos um ensino de qualidade, ao contar com 93% dos professores do curso de Pedagogia com mestrado ou doutorado. Além de formação específica, 87,5% do corpo docente possui mais de três anos de experiência em docência no Ensino Superior. O envolvimento da Instituição possibilitou a criação de projetos de extensão e grupos de estudos muito elogiados pela comissão, como o Grupo de Estudos e Orientações em Temas Educacionais (GEOTE).

Para renovação de reconhecimento foram avaliados mais de 60 itens. O amparo da tecnologia, por meio dos sete Laboratórios de Informática da Fasam, a integração com as redes públicas de ensino de Goiânia e Aparecida de Goiânia para programas de estágio e uma matriz curricular que promove a acessibilidade pedagógica com projetos interdisciplinares, são alguns dos pontos que chamaram atenção.

“Esse reconhecimento é muito valioso e mostra que estamos no caminho certo para formar profissionais com uma visão ampla do fazer docente, baseada em conhecimentos articulados com o contexto sócio-cultural-histórico, com os processos de ensinar e de aprender, e com as especificidades da sala de aula”, comemora a coordenadora do curso, Kátia Arruda.

Sobre o curso de Pedagogia da Fasam

O curso de Pedagogia da Faculdade Sul Americana – Fasam – se dedica ao processo de ensinar e aprender numa perspectiva de formação e construção de consciência crítica. Diante dos novos desafios da área, entende-se que o profissional com formação em Pedagogia necessita de alto nível de conscientização, diversificada formação teórica e práticas pedagógicas que permitam uma percepção clara da função pedagógica no interior da escola e fora dela.