Conheça os diferenciais do curso de Direito da Fasam

A formação em Direito possibilita o exercício de diversas profissões. Trata-se de um dos mais amplos campos de trabalho, com variadas oportunidades, tanto no serviço público, no meio corporativo e também nos exercícios da advocacia como profissão liberal. Na Fasam – Faculdade Sul-Americana, a matriz curricular do curso de Direito foi pensada para possibilitar formação completa ao bacharel. 

Veja a seguir os diferenciais do curso de Direito da Fasam:

1. Nota 4 no MEC

 

O curso de Direito da Fasam foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Na avaliação do MEC, são observados critérios de organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e instalações físicas. A classificação vai de 1 a 5 e a nota 4 representa que a graduação é considerada de excelência.

Durante os cinco anos do curso na Fasam, o futuro profissional do Direito adquire uma formação teórica, técnica e prática capaz de prepará-lo para exercer as diversas profissões do campo do Direito.  O ensino-aprendizagem é fundamentado no amplo conhecimento de um corpo docente experiente.

No quesito instalação física, a Fasam oferece espaços adequados para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e práticas. A faculdade tem quatro blocos modernos e totalmente equipados, que trazem funcionalidade e acessibilidade para todos. A infraestrutura também inclui laboratórios, biblioteca, espaços exclusivos de estudo e orientação, além de áreas de convivência.

2.  Excelente índice nos exames da OAB

 

Uma das características do curso de Direito da Fasam é o alto índice de sucesso dos nossos alunos nos exames da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A prova é o passaporte que permite aos bacharéis em Direito a atuação profissional como advogados.

Trata-se de um grande desafio para os recém-formados. Na primeira fase, a prova objetiva de múltipla escolha tem 80 questões com temas variados e abrangentes. Por isso, a formação generalista proporcionada pela Fasam é um dos pontos de destaque para o preparo dos candidatos ao exame. 

Já a segunda fase requer do bacharel conhecimentos mais aprofundados, quando a sólida base de formação dos alunos da Fasam faz a diferença para que demonstrem seus conhecimentos com segurança.

3. Laboratório de Prática Simulada (LAPS) com Tribunal do Júri e Salas de Júri

 

A Fasam oferece aos alunos de Direito a possibilidade de experimentarem, dentro da própria faculdade, oportunidades que permitem a aplicação da teoria aprendida em sala de aula. 

No Laboratório de Prática Jurídica Simulada, os estudantes podem simular a prática da profissão. Com o acompanhamento dos professores, produzem peças processuais, protocolização e realizam atendimentos jurídicos e audiências.

Dessa forma, adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades práticas sobre desenvolvimento do processo jurídico que farão a diferença no ingresso ao mercado de trabalho. 

4. Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

 

O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) oferece serviços jurídicos a pessoas da comunidade que comprovadamente carecem de recursos para a contratação de trabalhos advocatícios. Nele, os estudantes de Direito da Fasam desenvolvem a formação prática em áreas do Direito Civil, Direito de Família, Direito do Consumidor e de Direito Trabalhista.

Os atendimentos jurídicos são prestados pelos acadêmicos matriculados a partir do 7º período, sob a orientação de professores especialistas nas áreas. O NPJ desenvolve, ao mesmo tempo, atividades extensionistas, atendendo órgãos públicos, entidades filantrópicas e participando de eventos para os quais é requisitado, objetivando não só a formação técnica do aluno, mas também a adoção de conceitos de cidadania.

 

5. Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc)

 

O 5º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) do Tribunal de Justiça de Goiás está instalado na Fasam. O centro oferece à comunidade a possibilidade de resolver pendências pertinentes a uma ação, sem a necessidade de mover um processo na sede do poder judiciário. 

É um espaço que aproxima o aluno de Direito da prática jurídica e tem cunho pedagógico e social. Seu objetivo é inserir a prática jurídica na vida do aluno interessado em adquirir novos conhecimentos. Ao receber um Centro de Solução de Conflitos em suas instalações, a Fasam mostra seu compromisso em desenvolver o aluno para a prática profissional. 

Além disso, a faculdade demonstra estar atenta às tendências e mudanças do Judiciário no país, que vem adotando cada vez mais as medidas de conciliação e medicação. O investimento na criação de novos Centros de Conciliação é uma das alternativas que o Judiciário brasileiro tem utilizado para dar agilidade aos processos. 

A iniciativa atende a resolução 125/10 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu a Política Nacional de Tratamento de Conflitos de Interesse, que tem como uma de suas finalidades a disseminação da cultura da conciliação na vida do cidadão brasileiro.
6. Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária (Cajupu)

 

O Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária (Cajupu) propõe, a partir da reflexão e da atuação junto aos Movimentos Sociais, analisar o Direito, tanto em seu ensino como em sua concretização na sociedade, assim como trazer questionamentos que transcendam a formação tradicional, buscando uma construção do conhecimento jurídico a partir das necessidades e dos problemas reais da nossa sociedade. 

O Cajupu promove debates e discussões durantes os encontros sobre os textos indicados para a leitura. Ao final de cada semestre, os alunos produzem textos (relatórios, resumos, fichamentos e etc.) sobre o que foi trabalhado nos encontros e nas atividades desenvolvidas. 

Com essa iniciativa, a Fasam promove o desenvolvimento de competências éticas e humanísticas. Além disso, traz aos alunos uma visão inclusiva e analítica da sociedade.

Contact Us

Rolar para cima