Aluna da Fasam participa de oficinas oferecidas por agência referência na luta contra “fake news”

A Fasam – Faculdade Sul-Americana marcou presença nas oficinas realizadas, em Goiânia, pela primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística conhecida mundialmente como fact-checking (checagem de fatos), a Agência Lupa, de São Paulo (SP). A convite do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), a faculdade enviou para sede da Corte de Contas, nos dias 12 e 13 de junho, a aluna do 5º período do curso de Jornalismo, Dyéine Costa e Silva, para participar da capacitação.

A iniciativa é mais um esforço na luta contra a desinformação gerada pelas chamadas “fake news” (notícias falsas). Quem participou das oficinas teve a oportunidade de mergulhar no universo do fact-checking, conhecendo os bastidores da produção diária da Lupa. Também, por meio das orientações da diretora da agência, Cristina Tardáguila, foi possível colocar a mão na massa, simulando checagens que podem durar até oito horas.

Além da aluna a Fasam, participaram das oficinas jornalistas de veículos como O Popular, Portal Mais Goiás e a TV Brasil Central. “Essa foi uma experiência muito nova para mim. Pude conhecer o passo a passo de uma empresa que é uma referência nacional e internacional na área. Agradeço a Fasam pela oportunidade que muito me inspirou”, afirma Dyéine.

A Lupa integra a International Fact-Checking Network (IFCN), rede mundial de checadores reunidos em torno do Poynter Institute, nos Estados Unidos, e segue à risca o código de conduta e princípios éticos do grupo. Por este motivo, já foi convidada a representar o Brasil em eventos de alcance global, como maratonas de checagem da Cúpula do G-20 e debates da eleição presidencial americana de 2016. A agência está em atuação desde novembro de 2015, divulgando as checagens produzidas em seu site e também repassando-as a renomados veículos de comunicação (CBN, Globo News, entre outros).

 

Contact Us

Rolar para cima