- fevereiro 23, 2023
- 2:28 pm
Tema do Dia | Conheça um pouco de Odontologia com a Profa. Dra. Caroline Cantieri de Mello
Durante cada episódio, o professor Iury Castro entrevista um especialista de cada área de atuação que será entrevistado com o objetivo de explorar assuntos atuais e relevantes, sempre com um olhar crítico, positivo e reflexivo sobre as questões abordadas. Esperamos que esta nova temporada ajude você, aluno de Ensino Médio, a conhecer melhor as profissões, campos de trabalho apresentados e escolher seu curso universitário.
E para começar, a entrevistada foi Caroline Cantieri de Mello, professora universitária no curso de Odontologia da UNIFASAM e Cirurgiã-Dentista.
Iury Castro:
Professora Caroline, seja bem-vinda ao Tema do Dia. Uma questão que sempre é interessante e que tem que vir à nossa cabeça desde o ensino médio e que muitos alunos têm dúvidas, é que curso profissional devo fazer. Você passou por isso ? E a decisão em fazer Odontologia, de onde veio?
Caroline Cantieri:
Bom, primeiro eu quero agradecer o convite. Agradeço por ter lembrado do meu nome para esse quadro que é tão importante, tão interessante para nossa comunidade. Enfim, a Odontologia sempre esteve presente na minha vida, porque tinha uma pessoa próxima da minha família, não familiar, mas muito próxima que desde pequena eu acompanhava a carreira dela dentro da Odontologia. Ela era uma dentista amiga da família e que desde pequena morava próximo ao consultório dela e sempre a vi trabalhando nesta área. Pude participar, ali, do dia-a-dia convivendo com a filha dela e aquilo foi criando em mim uma vontade de ter aquilo como minha profissão, me despertou vontade de trabalhar como dentista em um consultório. Então, foi ela que me inspirou. Assim, na verdade, eu nunca nem pensei em fazer outra profissão. Eu nunca fiz outro vestibular ou tentei me dedicar a outra profissão. Sempre tive bem claro que queria Odontologia, porque quando eu comecei a vivenciar aquele ambiente, ainda criança, já despertou uma vontade de estar lá sentada naquela cadeira atendendo um paciente. Até nas brincadeiras eu simulava com massinha de modelar que era um dentinho, uma restauração. Tinha uma vocação. Já percebia que era aquilo ali que queria.
Iury Castro:
E como foi na faculdade? Na faculdade você passou por várias disciplinas, várias matérias ali no ensino superior. Qual que você teve uma preleção, gostou mais?
Caroline Cantieri:
As áreas básicas não me chamaram muito a atenção, então, os primeiros anos de faculdade foram mais cansativos. Mas quando começaram as partes mais específicas, mais clínicas, laboratoriais, eu já comecei a entender que eu gostava da prática mesmo, que eu gostava de colocar a mão e fazer e praticar e fazer aquilo ali. Daí, já no terceiro ano de faculdade, eu me formei em quatro anos, né? A minha faculdade ainda tinha um curso integral de quatro anos e no terceiro ano, eu tive acesso às Próteses Dentárias e foi quando eu falei: “Nossa, que lindo !”.
Iury Castro:
Reabilitar o paciente, devolver função. E você chegou a fazer estágio ?
Caroline Cantieri:
No final do meu primeiro ano comecei a fazer estágio em Patologia. Ah, outra inspiração que tive para ser professora foi a minha mãe, que era professora. Então, a docência sempre esteve presente na minha vida e foi essa parte de brincar de escolinha, de dar aula, de ensinar para o outro que percebi e o estágio veio nesse sentido de “despertar” o ensino da prática. Depois, comecei o estágio em Periodontia e depois a Prótese.
Iury Castro:
Entre as disciplinas cursadas e as experiências vivenciadas na graduação, qual foi a mais marcante pra você ?
Caroline Cantieri:
Olha, eu acho que cada experiência foi importante e contributiva na minha escolha ed Pós. Mas meu TCC foi sobre Periodontia, então acredito que ele me deu direção para Prótese e área acadêmica. Durante meu estágio em Periodontia, fazíamos experimentos cirúrgicos com ratos e minha monografia foi uma revisão de literatura dessa área. E gostei muito de escrever, de pesquisar e de confiar em informações seguras.
Iury Castro:
Então as experiências que você teve, o que mais te despertou foram as vivências na pesquisa. E você falou um ponto interessante que vale à pena ressaltar foi a pesquisa com ratos… A faculdade oferecia um biotério para realização de pesquisas… isso ainda é possível ?
Caroline Cantieri:
Isso ainda é possível, porém, existe um critério regulamentador muito maior que envolve fatores éticos e ambientais.
Iury Castro:
Muito interessante. Então pra você, aluno, que deseja ser pesquisador, a Odontologia é um campo possível de atuação. Você faz o curso bacharelado e pode ser um pesquisador da área Odontológica. Caroline, a sua carreira é bastante admirável e bem sucedida, porque você tem paixão e acredita no que faz. Com base nisso, como você acredita que será a Odontologia do futuro ?
Caroline Cantieri:
Agradeço as considerações. Me considero uma pessoa muito feliz por ter tido oportunidades diferenciadas em momentos específicos da minha vida, que eu estava disposta a viver. Atualmente, vejo que a Odontologia está mudando muito, porque está trazendo mais oportunidades de atuação. O mercado tem visto o dentista com olhos diferentes e não só em termos estéticos, mas em termos de saúde. Então, acho que a visibilidade da saúde oral está maior.
Iury Castro:
E inclusa, né ? Dentro de diversas áreas no setor público e privado. Hoje, encontram-se cirurgiões- dentistas dentro de planos de saúde como gestores. Cirurgiões- dentistas atuando na carreira militar, na carreira cível, como policial civil, perito criminal, legista…
Bom, hoje nosso bate-papo foi com a Professor Caroline sobre as conexões e experiências profissionais que ela teve ao longo de sua carreira. Muito obrigado pela participação, professora.
Caroline Cantieri:
Muito obrigada pelo convite. Foi uma honra estar aqui.
Aproveite e nos siga nas redes sociais pelo Instagram, Facebook e LinkedIn através do perfil @UNIFASAM e participe do nosso canal no Youtube para acompanhar os demais vídeos dessa nova temporada.
Sugestões para você ︎ 😉
Newsletter Fasam
Fique por dentro do que rola de mais novo na Fasam.