Como Estimular a Liderança em Crianças e Adolescentes

É comum pensar em liderança como a habilidade de influenciar o outro. Porém, ter características de um líder permite, primeiramente, que você saiba conduzir a si mesmo. É, portanto, uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para crianças e adolescentes, que passam pelo processo de formação de caráter.

Além de facilitar relações pessoais, a liderança é uma habilidade valorizada no mercado de trabalho. É muito utilizada, por exemplo, pelos profissionais da área da Administração que entendem que, para o sucesso de uma empresa,um gerenciamento eficaz não basta. É preciso ter liderança.

“Líderes são pessoas que, no dia-a-dia, tomam frente da situação e chamam a responsabilidade para si, sendo assim, de importância fundamental na administração”, destaca o professor e coordenador do curso de Administração da Fasam – Faculdade Sul-Americana, Eugênio Rodrigues Marques.

Para ele, é possível identificar características de liderança ainda na infância, mas essas habilidades também podem ser estimuladas e desenvolvidas mesmo por quem não carrega a liderança no DNA.“Uma das principais características do líder é seu poder de convencimento. A comunicação, nessa hora, é determinante”, ressalta o professor Eugênio. “Para ter argumentação, tem que ter conhecimento. Quem quer liderar tem que ser bem informado”, completa.

 

Veja como algumas habilidades formam um bom líder e como incentiva-las:

  • Ter senso crítico

Trata-se da habilidade de analisar questões de forma racional. Para estimular seu filho ou filha a ter senso crítico você pode, com a devida orientação, promover questionamentos que o levem a ter um posicionamento definido sobre um tema polêmico, por exemplo.

  • Ser bem informado

O respeito ao líder aumenta na medida em que ele ou ela demonstra assertividade, que é a capacidade de ter firmeza e tomar decisões corretas. Segundo o professor, esse tipo de comportamento precisa ser embasado em informação. Por isso, ensine seu filho a buscar o máximo possível de informações sobre determinado assunto antes de tomar uma decisão.

  • Ser disciplinado

O bom líder sabe aproveitar seu tempo, que é valioso. Um dos principais benefícios em ser disciplinado é aumentar a produtividade. Uma ferramenta para ajudar a desenvolver essa habilidade em crianças e adolescentes é estabelecer planejamentos e metas periódicas. Recursos visuais, como agendas e calendários, tornam essa tarefa mais lúdica.

  • Assumir responsabilidades

Para estimular essa habilidade em crianças e adolescentes você pode delegar tarefas e estipular prazos para a execução. É preciso também dar autonomia para que os filhos executem sozinhos suas responsabilidades, sempre respeitando os limites de segurança.

  • Ter persistência

Enfrentar obstáculos e adversidades faz parte da rotina de um líder. Por isso, é essencial saber lidar com medo, tédio e frustrações. A rotina da criança tem várias situações nas quais é possível ensinar o valor da persistência. Exemplo: insista para que seu filho ou filha consiga passar uma fase difícil em um videogame sem recorrer a tutoriais explicativos.

Fonte: Eugênio Rodrigues Marques – coordenador do curso de Administração da Fasam – Faculdade Sul-Americana

Contact Us

Rolar para cima