Fasam apresenta, em Portugal, projeto de formação continuada de professores em evento acadêmico

Encontro internacional debateu desafios e boas práticas da profissão docente. Representantes da Fasam também

promoveram o processo de internacionalização da Faculdade.

O projeto do Núcleo de Apoio e Formação Continuada de Professores (Nafop) da Fasam – Faculdade Sul-Americana foi apresentado como experiência de sucesso no IV Encontro Luso-Brasileiro Trabalho Docente e Formação de Professores (TDFP). O evento, realizado nos últimos dias 3, 4 e 5 de junho na Universidade de Lisboa, em Portugal, debateu desafios e boas práticas da profissão docente e da formação de professores.

Diretor de Pós-Graduação e coordenador do curso de Odontologia da Fasam, Iury Oliveira Castro foi simposiasta no evento e apresentou o Nafop como uma experiência de formação continuada que vem trazendo importantes resultados para a Faculdade.

“Desde 2013, inspirados pelo Centro de Ensino de Excelência da Universidade de Boston, a Fasam saiu na frente e tem investido no Nafop como uma estratégia para não apenas abordar as questões didáticas e pedagógicas da prática docente, mas também treinar o professor sobre ferramentas que podem ser utilizadas em sala de aula e capacitá-lo a trabalhar novas metodologias de ensino e avaliação”, conta o coordenador.

Em seis anos de atuação, o Nafop já produziu mais de 50 cursos de capacitação, mais de 20 oficinas, 13 encontros acadêmicos de docentes, além de parcerias com escolas de idiomas e universidades estrangeiras. Também foi desenvolvido trabalho com software de gestão que sistematiza o planejamento dos professores.

“É um projeto que tem refletido nos docentes e também na comunidade, pois temos percebido o reconhecimento em relação à qualidade de ensino, à atenção prestada ao aluno e ao serviço prestado pela instituição. Ao apresentar o Nafop para a comunidade acadêmica internacional, recebemos aplausos e interesse de outros docentes em replicar o trabalho em suas respectivas instituições de ensino”, relata Iury Castro.

Caminho certo

No Encontro, o coordenador acadêmico da Fasam, Renato Barros de Almeida também apresentou seu trabalho de Doutorado, com o tema “O estado do conhecimento de 2003 a 2016 no Brasil: a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica”.Para ele, a experiência no evento mostrou que a Fasam está no caminho certo.

“À medida em que vamos externalizando para o mundo as ações e atividades que estamos desenvolvendo no Centro-Oeste brasileiro, vemos que nossas iniciativas reverberam sobre as instituições no mundo de uma forma geral. O que fazemos na Fasam é aquilo que o mundo tem feito e essas ações foram recebidas com elogios”, relata Renato Almeida.

“O evento nos fortalece, engrandece e reforça a forma empreendedora como a coordenação acadêmica da Fasam e a direção de Pós-Graduação tem ido ao encontro daquilo que o mundo também vem realizando na perspectiva da formação humana e de professores”, ressalta.

Internacionalização

Além de apresentar as práticas da instituição para a comunidade acadêmica global, os representantes da Fasam aproveitaram a oportunidade para buscar parcerias que promovam a internacionalização da Faculdade. Foram estabelecidos diálogos com professores da Universidade de Lisboa, da Universidade Nova de Lisboa e da Universidade de Coimbra em busca de parcerias em pesquisa e mobilidade estudantil.

“A partir de visitas técnicas e do diálogo, vimos que as universidades de Portugal têm pontos positivos no aspecto da pesquisa. Por outro lado, a Fasam se destaca em sua infraestrutura. Por isso, a troca de experiências pode vir a trazer benefícios a todos”, destaca o Diretor de Pós-Graduação e coordenador do curso de Odontologia da Fasam, Iury Oliveira Castro.