Mais próximos da prática, os alunos são capazes de pensar políticas públicas em saúde com mais facilidade
Diante da Campanha de Vacinação Contra a Covid-19, em Aparecida de Goiânia e os intensivos trabalhos do município realizados pela equipe de imunização da Secretaria Municipal de saúde da cidade, o departamento de Relacionamento e de Comunicação e Marketing vislumbraram a oportunidade de disponibilizar alguns alunos para ajudar no processo durante a vacinação. Por meio de um convênio, alguns alunos foram enviados para Aparecida, onde são responsáveis pela transcrição de dados num software que é enviado ao governo federal.
A aluna Aline Caixeta nos contou sobre a aplicação dos conteúdos da sala de aula por meio dessa atividade: “o que eu pude assimilar, foi o quanto a enfermagem gerencia e coordena praticamente tudo, consegui relacionar com Administração em Enfermagem e também com a disciplina de Ética.”
Segundo a professora Eurides, do curso de Enfermagem da Fasam, esse tipo de contato com o mercado é essencial para os alunos, “A aproximação da teoria e da prática, ir a campo e vivenciar o processo da alimentação de banco de dados é de extrema importância, ainda mais neste tempo pandêmico. Isso ajuda os alunos a pensarem políticas públicas em saúde, além de mostrar para o aluno na prática como o sistema de saúde pública é construído.” Afirma a professora. Hoje, a faculdade tem 8 alunos prestando serviços na Central de Imunização de Aparecida de forma escalonada, de acordo com a disponibilidade de cada aluno. Ao final desta atividade todos os alunos devem receber horas complementares.