O curso de Administração é uma graduação com duração de 4 anos. Nos primeiros anos, os alunos do curso estudam áreas de formação geral como português, filosofia, matemática, ética, informática, economia, sociologia entre outros, além de disciplinas específicas como empreendedorismo, administração de recursos humanos, organização, sistemas e métodos, gestão da qualidade, marketing etc. A partir do meio do curso são oferecidas disciplinas voltadas especificamente a formação do administrador como macro e microeconomia, consultoria empresarial, gerência de projetos, mercado capitais, processos decisórios, gestão do conhecimento e aprendizado organizacional, jogos empresariais, plano de negócios, planejamento tributário, logística empresarial, administração orçamentária etc.
É um curso que exige leitura e atualização constante, além de atenção as notícias do Brasil e do mundo, para um estudo correto de cenários econômicos, políticos e sociais. O curso de Administração da FASAM equilibra bem a teoria e a prática e possibilita vivências mercadológicas por meio do Núcleo Fasam Junior, de suas aulas interativas, eventos, palestras e encontros entre discentes, egressos e profissionais que estão no mercado.
Administração é uma graduação que te abre um leque de opções profissionais. O trabalho do administrador está inteiramente ligado aos processos gerenciais de qualquer instituição e envolve o planejamento, organização, liderança e controle de diversas áreas como departamento pessoal, financeiro, marketing, logística dentre outros. Além de gestor de empresas, um administrador pode também ser um empresário, consultor ou mesmo empreendedor.
Ou seja, um profissional de Administração pode trabalhar em diversas frentes:
A carreira de um profissional de administração é algo promissor que se inicia com processos de trainee podendo a chegar a presidência de grandes corporações.
Dentre os cargos que uma carreira de administrador pode galgar estão:
O mercado para a área de administração está sempre em crescimento, tanto na área pública, quanto privada.
No setor público existem concursos abertos para ocupar cargos em prefeituras, secretarias municipais e estaduais, ministérios, bancos, universidades, hospitais e demais órgãos governamentais.
No setor privado as oportunidades estão em praticamente todos os segmentos da cadeia econômica como bancos, hospitais, comércio, hotelaria, área de alimentos e bebidas, empresas pequenas a grande porte etc. Mas, sem dúvida, o que se tem destacado é o empreendedorismo. Cada vez mais, o administrador se mostra o mais hábil a tornar-se empreendedor.