A fasam investe em você

Notícias

Nota Informativa nº 7 – FASAM – Faculdade-Sul Americana

  • Autor: Christiane Costa
  • 19/03/2020
  • 04:37

Compartilhar!

Nota Informativa nº 7

FASAM – Faculdade-Sul Americana

 

Goiânia, 19 de março de 2020.

 

Caros professores e alunos,

No último domingo (15.03) toda a comunidade acadêmica do estado de Goiás foi surpreendida com determinações para a suspensão das aulas como estratégia para conter a disseminação aguda do COVID-19 (Coronavírus). Em menos de 24 horas da publicação da nota técnica nº: 1/2020 da Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO), que determinou a suspensão das aulas,  o Comitê de Gerenciamento de Riscos e Plano de Contingência da Faculdade Sul-Americana – FASAM já estava reunido para tratar da pauta e reestabelecer as atividades acadêmicas.

Assim, em conformidade com as orientações do Ministério da Educação (MEC) (Portaria DOU no. 343 de 17 de março de 2020), ficou-se estabelecido pelo Conselho Superior desta instituição de ensino, em decisão colegiada com o Comitê de Gerenciamento de Riscos, que as aulas presenciais temporariamente suspensas serão substituídas por atividades à distância (EAD), diante do que, foram necessárias mais 48 horas para que todas as disciplinas da FASAM fossem criadas na Plataforma Moodle.

Mudar do real para o virtual, do presencial para a distância, exige mudança de pensamento. É a quebra de paradigma que, por um curto espaço de tempo, nos permitirá aprender (em) mais uma estratégia de ensino aprendizagem.

Para tanto, o link de primeiro acesso ao Moodle já foi encaminhado aos professores para que iniciem a postagem de seus conteúdos. A utilização desta plataforma oficial (Moodle FASAM), já personalizada, se faz necessária porque nela os alunos já estão devidamente enturmados. Na próxima segunda-feira (23/03) os links de acesso à plataforma também serão disponibilizados aos alunos.

Diante deste contexto, pedimos aos alunos que fiquem tranquilos caso entrem em alguma disciplina que ainda não tenha material inserido, alguns professores levarão mais tempo para preparo do material. Por isso, pedimos que professores e alunos interajam por meio do chat e fóruns da plataforma Moodle, para se informarem, para esclarecerem todas as dúvidas e para agendarem as atividades. O momento é de diálogo, cooperação e compreensão.

Ressaltamos ainda que a FASAM é credenciada pelo MEC para ministrar cursos superiores EAD e já trabalha há alguns anos com Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), estando preparada para introduzir e apoiá-los na modalidade EAD com todas as metodologias e recursos pertinentes. A Plataforma Moodle, por exemplo, permitirá ao professor interagir com suas turmas utilizando-se de diversos recursos como:

1 – inserções de arquivos (textos, slides, imagens, figuras…);

2 – inserções de vídeos da internet (Links do Youtube, por exemplo);

3 – abertura de fórum de discussões no momento de suas aulas;

4 – diálogo com seus alunos por meio de Chat;

5 – acompanhamento do acesso dos alunos como forma de registro da presença;

6 – acompanhamento do uso dos materiais postados pelos alunos;

7 – utilização de recursos para ministrar aulas ao vivo (skype, por exemplo) e gravá-las para deixar disponível aos alunos.

 

Fantástico, não é? Temos uma tendência a utilizar as aulas ao vivo, talvez pelo apego ao mundo real! Mas a interação pode ocorrer a todo o momento, inclusive nos fóruns de discussões que registram a participação da turma. As atividades ao vivo e com interação instantânea entre professor-aluno devem ser realizadas nos horários de suas respectivas aulas.

Para os professores que gostam das aulas ao vivo sugerimos três cuidados: I – Gravem as aulas e as disponibilizem na plataforma Moodle; II – Solicite aos alunos que desativem o microfone para que os ruídos nos locais em que estão não atrapalhe as aulas e, por último III – que desativem a webcam para que a conexão não fique lenta. O aluno ativaria a webcam e o microfone quando fosse interagir na aula.

A priori, não recomendaremos avaliações na plataforma, algumas atividades avaliativas poderão ser realizadas, desde que compatível com o contexto da EAD.

Também estará disponível aos professores e alunos um apoio técnico para uso da Plataforma Moodle. Aqueles que se sentirem inseguros no início podem consultar o Coordenador do Núcleo de Educação à Distância – NEAD, Prof. Thiago (nead@fasam.edu.br) além da Professora Juliana, tutora do NEAD. As coordenações e a secretaria acadêmica Ednamar também estarão à disposição para auxiliá-los.

Aos queridos alunos, aproveitem o tempo em casa para aprimorar o conhecimento. Aproveitem o método, contribua positivamente com seus colegas e professores. Apesar de ainda não ser possível estimar o tempo que seguiremos com as determinações e orientações governamentais, estamos otimistas que logo nos encontraremos na FASAM. Professores, coordenadores e direção estão empenhados para que o semestre letivo seja cumprido dentro do calendário acadêmico instituído.

 

Excelente retorno às aulas!

Comitê de Gerenciamento de Riscos e Plano de Contingência

Faculdade Sul Americana – FASAM

01 Comentário

  1. Maravilha! Parabéns FASAM 👏👏👏 É a tecnologia a favor do aprendizado digital! Seja bem vindo 💯

Comentários

Newsletter

Facebook

Open chat
Powered by