Data: 11 a 14 de novembro
Horário: A partir das 19h
Local: Auditório – Bloco II, UNIFASAM
Sobre a I Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia
A I Jornada Acadêmica do Curso de Psicologia da UNIFASAM convida você para mergulhar nos desafios e oportunidades da psicologia no contexto social contemporâneo. Inspirado na música “O que Sobrou do Céu”, d’O Rappa, o evento levará você a uma reflexão crítica sobre o que ainda podemos preservar e reconstruir em meio às adversidades urbanas, desigualdades sociais e crises que atravessam nosso cotidiano. Por meio de um olhar interseccional, a Jornada se propõe a promover uma análise crítica sobre o impacto da psicologia em questões como raça, gênero, corpos em movimento, emergência climática e a crescente patologização das experiências humanas.
Ao adotar uma perspectiva de Psicologia Social Crítica, o evento procura desconstruir as bases tradicionais da psicologia, revelando as implicações éticas, políticas e sociais de suas práticas. O saber psicológico principal, muitas vezes distante das realidades vividas por grupos minoritários e periféricos, precisa ser desafiado.
A reflexão será conduzida por meio de mesas redondas e debates que destacarão temas essenciais para a prática psicológica contemporânea, reconhecendo a urgência de desenvolver práticas e saberes comprometidos com a diversidade, as vivências regionais e as subjetividades que atravessam nossa sociedade.
Com atividades organizadas ao longo de quatro dias, a Jornada irá explorar quatro eixos temáticos que abordam os principais desafios enfrentados pela psicologia em uma sociedade em constante transformação.
11 de novembro: Um bom chá pra curar essa azia: emergência climática, sujeitos e territórios
12 de novembro: Brincando nas ruas como se fosse um quintal: arte, corpo e psicologia
13 de novembro: Todas as cores escondidas nas nuvens da rotina: Identidades, conflitos e crise
14 de novembro: Pra gente ver por entre prédios e nós: panoramas críticos da psicologia
Carga horária total: 16 horas
Emissão de certificado aos participantes
Debatedores/Conferencistas Confirmados:
Christian Ingo Lenz Dunker: Psicanalista. Professor Doutor Titular do Instituto de Psicologia da USP. Livre docente em psicologia, com pós-doutorado pela Manchester Metropolitan University.
Rodrigo Gonsalves: Psicanalista. Graduado em Psicologia (2011) e Filosofia (2008). Mestre e Doutor em Filosofia, Teoria Crítica e Artes pela European Graduate School. Mestre e Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).
Ian Parker: Psicólogo. PhD em Psicologia pela Universidade de Southhampton. Professor Emérito da Universidade de Leicester, Inglaterra. Autor do livro “Psicanálise e Revolução” (2022), no Brasil e mais recentemente “Psicoanálisis Radical y Acción Anti-Capitalista” (2024) pela editora El Divan Negro, no México.
Renan Antônio da Silva: Doutor em Educação Escolar e Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar e pesquisador em educação, cultura e arte.
Paulo Bueno: Psicólogo. Mestre e doutor pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social (PUC-SP). Pesquisador do Núcleo de pesquisa Psicanálise e Sociedade.
Leilyane Oliveira Araújo Masson: Psicóloga. Doutora em Psicologia pela USP (Brasil) e pela UCES (Argentina) com dupla titulação, mestre em Educação pela UFG. Membro do Núcleo de Pesquisas em Psicologia, Educação e Cultura na UFG e coordenadora do Projeto de Extensão Psicanálise e Contemporaneidade: Tempo, Experiência e Sofrimento Psíquico.
Daniela Coelho Gondim: Psicóloga clínica há mais de 20 anos, psicopedagoga com atuação em Altas Habilidades/Superdotação, orientação vocacional e de carreira. Professora universitária; Estudante de psicologia Analítica; Orientadora de psicólogos clínicos em início de carreira.
Yordanna Lara Rego: Graduação em História pela Universidade Federal de Goiás, mestra em Antropologia Social/PPGAS-UFG, doutoranda também pelo PPGAS/UFG. Professora Formadora da Segurança Pública Nacional pelo Ministério da Educação.
Wagner Costa Faria: Psicólogo e gestor ambiental, especialista em psicologia analítica e em educação ambiental. Autor das monografias Atitudes e Mudanças de Atitudes em Relação ao Meio Ambiente e O Lugar do Primitivo na Alma Moderna, estudioso e pesquisador independente nas áreas de ecopsicologia e ecopsicoterapia. Integrante do Grupo de Estudos Junguianos da Faculdade de Educação da UFG.
A Jornada será realizada no formato de mesas redondas, com palestrantes especializados em diferentes temas, mediadores e espaço para interação com o público, por meio de discussões interdisciplinares que promoverão um diálogo crítico sobre os rumos da psicologia no cenário contemporâneo.
Clique aqui para baixar a programação do evento [ele vai preparar a estrutura do material ainda]
Contamos com a sua presença!
Investimento:
PRIMEIRO LOTE (Inscrições limitadas)
Estudantes: R$80,00
Profissional: R$120,00
Mais informações
coord.psicologia@fasam.edu.br