A Psicologia Jurídica emerge como um campo multifacetado, onde a ciência psicológica encontra e dialoga com o conhecimento jurídico, atuando na intersecção entre o comportamento humano e as normas legais.
Os profissionais desta área enfrentam o desafio de desmistificar comportamentos, fornecendo análises que possam ser integradas ao raciocínio legal. Atualmente, a Psicologia Jurídica é vital em áreas como a criminologia, mediação de conflitos, direitos da criança e do adolescente e o sistema carcerário. A formação de psicólogos neste campo exige não apenas a compreensão teórica e metodológica, mas também a habilidade de navegar os desafios éticos e práticos contemporâneos, ressaltando a necessidade de uma constante discussão sobre suas interfaces e práticas, essenciais para uma atuação competente e atualizada.
A Aula Magna adota uma metodologia interativa e reflexiva para inaugurar o semestre letivo e fomentar o debate acadêmico. Será uma oportunidade de apresentar as interfaces da Psicologia Jurídica, explorando seus campos de atuação e práticas, criar um momento de discussão e de troca de experiências entre profissionais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e os estudantes do Curso de Psicologia.
Confira os palestrantes:
– Rhayssa Lima (Psicóloga, Experiência no TJGO)
– Prof. Cláudio Pedrosa (Psicólogo/Analista Judiciário – TJGO)
– Profa. Polyana Pinheiro (Analista Social/Psicóloga – DPE/AM)
– Profa. Ana Andrea (Psicóloga do TJRN – 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Natal/RN)
– Prof. Fabrício Paixão (Filósofo, Advogado e Psicólogo)
Data: 23 de fevereiro de 2024
Horário: 19h às 22h
Horas complementares: 4 horas
Local: Sala 05, Bloco Administrativo