Menu

Tudo que você precisa em um curso de Jornalismo

O Jornalismo é parte fundamental da comunicação onipresente em nossa sociedade. As notícias servem como fonte de educação informal, ajudam a moldar a opinião pública e tornam pessoas e acontecimentos visíveis ao mundo. Para atuar nessa função de tamanha responsabilidade, a Fasam – Faculdade Sul-Americana forma profissionais completos e com embasamento ético e humanístico.

No curso de Jornalismo da Fasam, discentes aprendem com professores qualificados e experientes na área. Além disso, têm acesso a equipamentos modernos que permitem praticar os conteúdos e explorar todas as possibilidades da profissão, que tem amplo mercado de trabalho.

Veja a seguir os diferenciais do curso de Jornalismo da Fasam:

Agência Experimental de Comunicação

O Núcleo Vitrine de Inovação e Comunicação, agência experimental de comunicação da Fasam, atende os alunos de Jornalismo, além dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Sistemas da Informação. Trata-se de um espaço interdisciplinar que colabora para a construção do conhecimento por meio de aulas interativas, práticas e cursos de extensão.

Estúdio de audiovisual e Laboratório de Fotografia
A infraestrutura disponível para o curso de Jornalismo na Fasam é completa. O amplo estúdio de audiovisual tem equipamentos modernos, como chroma-key, telepromter, câmeras e microfones de última geração e iluminação apropriada. Com acesso a esses recursos, os alunos têm a oportunidade de conhecer e treinar as práticas para produção audiovisual e jornalística.
Além disso, no laboratório de fotografia os graduandos aprendem, na prática, as teorias da imagem e são capacitados a trabalhar com fotografia em diversas modalidades, tais como fotografia de estúdio e fotojornalismo. Ali também os alunos têm acesso a equipamentos modernos, tais como câmeras digitais, flashes e tripés.

Programa de rádio
Os alunos do curso de Jornalismo da Fasam são responsáveis pela produção do programa Quadro a Quadro, uma revista eletrônica de informação e cultura no formato de radiojornalismo.
No projeto, têm a oportunidade de colocar em prática os conceitos radiofônicos aprendidos em sala de aula, experimentando a vivência da rotina de produção radiojornalística. Além disso, têm acesso aos equipamentos utilizados na área e aprendem a manuseá-los.
Dessa forma, os alunos da Fasam são capacitados para atuarem nas emissoras de rádio nas mais diversas ocupações, desde a produção, mixagem até a reportagem e locução.

Professores mestres e doutores com experiência na área
O quadro docente do curso de Jornalismo é composto por professores mestres e doutores. Além disso, os docentes da graduação têm experiência na área, o que proporciona aos alunos, mais do que o ensino teórico dos assuntos, noção de como aplicar os conhecimentos na prática da rotina jornalística.

Nota 4 no MEC
O curso de Jornalismo da Fasam foi avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação (MEC). Na avaliação do MEC, são observados critérios de organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e instalações físicas. A classificação vai de 1 a 5 e a nota 4 significa que a graduação é considerada de excelência.
No quesito instalação física, a Fasam oferece espaços adequados para o desenvolvimento de atividades acadêmicas e práticas. A faculdade tem quatro blocos modernos e totalmente equipados, que trazem funcionalidade e acessibilidade para todos. A infraestrutura também inclui laboratórios, biblioteca, espaços exclusivos de estudo e orientação, além de áreas de convivência.

Outras notícias