Menu

Docentes da Fasam publicam artigo na Revista Brazilian Journal of Development

A Revista Brazilian Journal of Development, publicou recentemente artigo intitulado “Análise teórico-epistêmica da violência baseada em gênero: a vulnerabilidade da mulher durante o distanciamento social” de autoria da coordenadora de Enfermagem da Fasam, Angela Gilda Alves, juntamente com os professores Edinamar Aparecida Santos da Silva, Flaviane Cristina Rocha Cesar, Maria Alves Barbosa, Dolors RodríguezMartín, Lizete Malagoni de Almeida Cavalcante Oliveira, Sara Oliveira Souza e José André da Costa.
O trabalho aborda a pandemia relacionada ao COVID-19 que impactou diferentes segmentos sociais, econômicos e culturais em âmbito global. Neste contexto, destaca o aumento de casos de violência contra a mulher que tem apresentado crescimento no índice de frequência e pode revelar traços de risco latentes na sociedade que constituem fatores de riscos para as vítimas. O estudo realizou uma análise teórico epistêmica identificando o contexto histórico, características e novas manifestações da violência contra a mulher no contexto do Covid-19.
“Nós concluímos que a violência contra a mulher é um fenômeno que precisa ser analisado na perspectiva social e cultural, com destaque para aspectos de vulnerabilidade que acompanham as vítimas. O aumento da frequência de casos de violência doméstica expõe um fenômeno já existente, banalizado e suprimido. Assim, enfatiza-se a necessidade de ações intersetoriais sobre os determinantes e condicionantes sociais da violência à mulher”, explica Ângela Gilda.

Para ler o artigo na íntegra, acesse o link: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/13248

Outras notícias