A edição final de um jornal impresso é uma atividade que ocorre todos os dias sob pressão. Diante das notícias que não param de chegar, os editores e repórteres da redação precisam respeitar o horário de fechamento da edição, para que, enfim, o material seja impresso e distribuído pela cidade logo pela manhã do próximo dia.

A fim de conhecer essa que é uma das principais atividades do jornalista, alunos do 5º período do curso de Jornalismo da Fasam – Faculdade Sul-Americana realizaram, no dia 22 de agosto, quarta-feira, uma visita técnica à redação do jornal O Popular bem no horário de fechamento da edição, das 20h30 às 22h.

A atividade, organizada pela disciplina de finalização de produtos jornalísticos impressos, contou ainda com um tour pela redação. O jornalista Marcos Bandeira, chefe da equipe de fechamento das editorias de Política e Economia de O Popular, falou com os alunos sobre todas as etapas que integram a edição.

Ainda nesta mesma semana, no dia 21, terça-feira, discentes do curso de Jornalismo da Fasam visitaram a exposição “É verdade? Uma expo-reflexão sobre fake news”, no Museu Antropológico (MA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na ocasião, os alunos discutiram as consequências dos fenômenos comunicativos da atualidade com especialistas da área, como Lívia Amaral, jornalista vencedora da categoria Artigo Científico, do XVI Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, em 2018.

Sobre o curso de Jornalismo da Fasam

O Jornalismo é parte fundamental da comunicação onipresente em nossa sociedade. As notícias servem como fonte de educação informal, ajudam a moldar a opinião pública e tornam pessoas e acontecimentos visíveis ao mundo. No Brasil, essa função de tamanha responsabilidade é regulamentada e, para exercê-la, é necessário registro profissional feito no Ministério do Trabalho e pela FENAJ (Federação Nacional dos Jornalistas), que emite a Carteira de Jornalista Profissional para profissionais graduados. O estudante de Jornalismo da Fasam estuda disciplinas básicas, como Português, Inglês, Economia, Sociologia, Ética, Empreendedorismo, e disciplinas técnicas, como Jornalismo Impresso, Radiojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Documentário em TV, Edição Jornalística, Planejamento Gráfico e Editorial, Revista e Comunicação Organizacional.