Valorização do corpo docente é pilar do crescimento da Fasam

• 28/06/2017

2017.04.25---AGRADECIMENTO-MEC-POSTAGEM

Valorização do corpo docente é pilar do crescimento da Fasam

Investimento na formação continuada do professor ajudou
instituição a receber nota de excelência do MEC

Nota 4 no Conceito Institucional (CI) do Ministério da Educação (MEC), a Fasam – Faculdade Sul-Americana tem como um de seus pilares o investimento em políticas acadêmicas para os professores. Uma das maiores preocupações da instituição é com a formação continuada de seu corpo docente. “Professores qualificados, aliados a uma boa infraestrutura de trabalho, gera um ensino de excelência”, explica o diretor da Fasam, Ítalo Oliveira Castro. Lembrando que o indicador do MEC vai de 1 a 5, sendo que 1 e 2 são considerados insuficientes, 3  é regular e 4 e 5 são notas de excelência.

A preocupação da Fasam com a formação profissional dos docentes vem desde a contratação, cuja seleção é realizada por meio de processo em duas etapas: análise de currículo lattes e avaliação didática (prova oral). A seletiva é rigorosa, transparente e visa encontrar, no mercado, os melhores profissionais da área.

Uma vez contratado, a Fasam proporciona benefícios aos docentes para que eles possam se manter atualizados. A própria instituição oferece o curso de pós-graduação em Docência no Ensino Superior. O professor da casa tem bolsa (desconto) para poder participar. A Fasam também disponibiliza diversos cursos de extensão que atendem demandas específicas dos cursos. Eles podem ser feitos de maneira gratuita pelos professores.

Por outro lado, a faculdade estimula e apoia a ida dos docentes a congressos acadêmicos e científicos. Os interessados podem se inscrever na faculdade para tentar ajuda financeira para participar dos eventos.

Representação

Outro projeto que valoriza o corpo docente da Fasam é sua participação nas decisões da Fasam. O professor tem representatividade nos principais órgãos da instituição. Eles integram a comissão própria de avaliação, os núcleos docentes estruturantes, que são instâncias que se organizam para discutir e melhorar os cursos, além dos núcleo de Apoio aos Discentes (NAD), de Prática Jurídica (NPJ) e Fasam Júnior. “O professor faz parte do crescimento e do desenvolvimento da Fasam”, resume a coordenadora acadêmica da Fasam, professora Alba Cristhiane Santana da Mata.

Todo início de semestre também é realizado o Encontro Acadêmico dos Docentes. Durante cinco dias, professores e coordenadores de cursos formam grupos de trabalho para discussão e busca de soluções sobre as melhores maneiras de auxiliar no desenvolvimento de estudantes, tanto em sala de aula quanto fora dela. O Encontro é uma espécie de formação continuada para os 130 professores da instituição.

Evolução

Há 12 anos como professora na Fasam, a professora Daniela de Deus acompanhou de perto a evolução das políticas acadêmicas da instituição. Ela elogia, especialmente, os encontros acadêmicos que, em sua opinião, são produtivos e focados no conhecimento e aperfeiçoamento da atuação docente, bem como a pós-graduação em Docência no Ensino Superior.

“Somos constantemente estimulados e apoiados pelas coordenações (de curso e acadêmica) a participar de eventos científicos, tanto em Goiânia como fora. Esse estímulo, inclusive, é estendido ao aluno, reforçando a preocupação com o desenvolvimento do conhecimento cientifico não só dos docentes. Essas iniciativas aproximam a direção e os docentes, favorecendo a satisfação com o ambiente de trabalho, pois nos sentimos valorizados e respeitados, contribuindo, ainda, para um ensino de mais qualidade e reconhecido”, afirma Daniela.