A fasam investe em você

Notícias

Técnicas de mineração de criptomoedas são tema de palestra na Fasam

  • Autor: Jordana Oficina
  • 3/05/2018
  • 10:00

Compartilhar!

2018.04.23---MINERANDO-CRIPTO-MOEDAS---POST

Evento com entrada gratuita vai debater as ferramentas disponíveis para oferecer segurança nas transações monetárias virtuais com moedas digitais

No dia 8 de maio, terça-feira, a Fasam – Faculdade Sul-Americana promoverá, às 19h, em seu auditório, a palestra “Minerando suas criptomoedas”. Diante da consolidação das também conhecidas como moedas digitais, o evento gratuito e aberto ao público discutirá o desenvolvimento das ferramentas que oferecem segurança às transações monetárias.

Segundo o palestrante e professor do curso de pós-graduação em Engenharia de Software da Faculdade, Leonardo Alves, o processo de “mineração” das criptomoedas está relacionado aos softwares que trabalham para aumentar a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade dos dados sigilosos. Alves afirma que, para garantir a segurança, as informações são reunidas em uma “corrente virtual de blocos”, o blockchain, e a mineração trata-se da realização do registro de transações financeiras.

“Na transferência de bitcoins, por exemplo, a mudança no saldo da conta dos envolvidos é feita por blockchain, pela mineração das criptomoedas, com o apoio da internet. Vamos apresentar essas ferramentas e técnicas de ‘mineração’ de criptomoedas e mostrar como elas podem ser acompanhadas por especialistas da área”, explica o professor.

O evento destina-se a profissionais da área de Tecnologia da Informação e demais interessados, além de envolver os estudantes do curso de graduação em Sistemas de Informação e os alunos das especializações em Big Data e Machine Learning e em Engenharia de Software. As inscrições deverão ser realizadas previamente no site da Faculdade: www.fasam.edu.br.


Sobre as criptomoedas

As criptomoedas, ou moedas digitais, passaram a despertar a curiosidade dos brasileiros nos últimos meses com a alta valorização financeira e funcionalidade 100% online. A relevância desse, que já é um fenômeno, refere-se à possibilidade de mudar, em pouco tempo, a realidade do mercado financeiro mundial. As moedas, como os bitcoins, deverão impactar praticamente todos os setores da economia, especialmente no mercado de TI no momento em que a internet é responsável por grande parte das movimentações financeiras e comerciais do mundo.

 

Sobre o palestrante

Leonardo Alves é doutorando em Games e simuladores da IA (Inteligência Artificial) pela Universidade Federal de Goiás – UFG. Mestre em Engenharia da Computação pela mesma instituição, possui bacharelado em Ciência da Computação, licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Administração de Empresas. O professor da Fasam é conselheiro do Comitê para Democratização da Informática – CDI e vice-coordenador da Apoema UFG, órgão complementar de pesquisa e desenvolvimento vinculado ao Instituto de Informática (INF) da UFG. Consultor de empresas com foco em finanças e games, Leonardo atua no mundo dos jogos desde 2001.

 

Sobre a pós-graduação em Engenharia de Software da Fasam

A pós-graduação em Engenharia de Software da Fasam tem duração de 21 meses, com aulas 100% presenciais. O curso conta com laboratórios de estudo modernos e adaptados para as atividades de ensino em Engenharia de Software, além de metodologia de ensino que relaciona teoria e prática em um mesmo ambiente. A grade curricular inclui disciplinas para o profissional exercer todas as etapas do projeto de produção de software e conhecimentos para o desenvolvimento de habilidades gerenciais, como liderar equipes e estabelecer um processo de comunicação efetivo e eficaz com as partes envolvidas.

 

Serviço

Palestra “Minerando suas criptomoedas” na Fasam

Data: 08/05/2018

Horário: 19h

Local: Auditório da Fasam – BR-153, 502 – Jardim da Luz, Goiânia – GO

Inscrições: www.fasam.edu.br

Newsletter

Facebook