A fasam investe em você

Notícias

TCC da Fasam é destaque em reportagem da TV Record

  • Autor: Christiane Costa
  • 30/09/2019
  • 04:44

Compartilhar!

WhatsApp Image 2019-09-30 at 16.41.23

Trabalho de aluno do curso de Jornalismo contou histórias de mulheres garis

O Trabalho de Conclusão de Curso de um aluno de Jornalismo da Fasam – Faculdade Sul-Americana foi destaque em reportagem da TV Record veiculada neste domingo (29), no programa Domingo Espetacular. Autor do trabalho, Luciano Magalhães Diniz é recém-graduado no curso e foi entrevistado pela repórter Mariana Weickert nas dependências da faculdade.

Durante o dia de gravações para o Domingo Espetacular, Luciano apresentou pela primeira vez o resultado de seu trabalho para as mulheres garis que foram homenageadas no TCC. O momento foi captado pelas câmeras de TV enquanto Luciano assistia, emocionado, às reações das mulheres em se verem nas fotografias.

“Fico muito feliz porque é um trabalho reconhecido. Mostrar essas meninas, para mim, é valorizar cada dia que elas saem de casa para suas jornadas. O mais importante para mim é mostrar e tentar mudar um pouco o pensamento da sociedade com relação a elas. Sou um instrumento de representação, o personagem principal aqui é elas”, comemorou. 

Visibilidade à mulher gari

Intitulada “Sou Mulher, Sou Gari” a pesquisa de Luciano procurou retratar e gerar reflexão quanto à invisibilidade das mulheres garis. Diniz ouviu e fotografou 30 depoimentos de trabalhadoras de limpeza urbana da Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg). 

São mulheres que, conforme dados da Comurg, percorrem em média 3,6 quilômetros lineares por dia, com jornada de 44 horas semanais, empurrando um carrinho com capacidade para 150 litros e que pesa 22 quilos quando está vazio. 

Com fotos e depoimentos das trabalhadoras, ele expôs situações discriminatórias pelas quais elas passam no dia a dia nas ruas da cidade. Por outro lado, também abordou o impacto do trabalho na conquista de seus sonhos. 

A banca da Fasam deu nota dez ao trabalho. “A passagem pela faculdade tem que ser um momento de emancipação do ser humano, de conhecimento, de conhecer seu lugar na sociedade e acho que o Luciano descobriu isso. É incrível o exemplo dele porque você vê que uma pessoa que tem acesso ao conhecimento modifica a vida de várias outras”, disse orgulhosa a professora Mestre Fernanda Ribeiro, orientadora de Luciano no TCC. 

 

Confira aqui matéria completa.

Newsletter

Facebook