Secretário de Segurança Pública Ministra Palestra para Alunos de Direito da Fasam

Rodney Miranda fala sobre combate à violência e redução da criminalidade. Evento mantém estudantes atualizados sobre cenário contemporâneo da Segurança Pública.

A Fasam – Faculdade Sul-Americana recebeu, nesta terça-feira (4), o secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Goiás, Rodney Rocha Miranda. Ele ministrou palestra aos alunos do curso de Direito da faculdade, com o tema: Iniciativas de combate à violência e redução da criminalidade.

“A palestra tratou sobre segurança e trouxe reflexão sobre os delineamentos do direito social à segurança pública, garantido no artigo 6º da Constituição Federal de 1988, e definido no artigo 144 da Constituição Federal, o que vem propiciar uma oportunidade de complementaridade na formação do estudante de Direito”, afirma a coordenadora do curso de Direito da Fasam, Laise Alves do Carmo Brito.

“Diante do aumento da criminalidade que causa um grande sentimento de insegurança, a garantia da segurança pública passou a constituir umas das atribuições prioritárias do Estado brasileiro, conforme amplamente discutido em todos os setores da sociedade, sendo que a academia deve ser o ponto de confluência destas discussões, por sua própria natureza. A sociedade precisa refletir sobre políticas preventivas no combate à violência e à criminalidade”, completa Laise Brito.

O secretário Rodney Miranda destacou a inteligência e a integração das forças policiais como estratégias para superar os desafios naárea. Neste sentido, dados apresentados pelo Governo de Goiás nesta semana apontaram queda nos índices de violência neste ano: homicídios, por exemplo, recuaram 9,02% e latrocínios, 33,3%. A comparação é de janeiro a maio deste ano com igual período em 2018.

Conforme o secretário, outra estratégia adotada é o registro online de ocorrências como uma forma de trazer agilidade e confiança ao procedimento. Ainda segundo o registro do governo, o número de mandados de prisão cumpridos no estado cresceu 42,28% e o de prisões em flagrante, 6,89%.

Contact Us

Rolar para cima