Saúde Mental é tema da II Semana Brasileira de Enfermagem da Fasam

Entre os dias 9 e 12 de maio, a programação aberta ao público discutirá o equilíbrio entre o corpo e a mente por meio de palestras, oficinas e seminários

Atenta às discussões levantadas por órgãos mundiais referência na área da saúde, a Fasam – Faculdade Sul-Americana elegeu “Saúde mental: o equilíbrio entre o corpo e a mente” como tema para a II Semana Brasileira de Enfermagem. Entre os dias 9 e 12 de maio, a programação aberta ao público contará com palestras, oficinas e um seminário interdisciplinar sobre biossegurança. Para participar basta realizar inscrição no valor de R$ 15 no site da Fasam (www.fasam.edu.org/evento).

Palestrante convidada para o evento, Nathália dos Santos Silva, doutora em Enfermagem, lembra que saúde mental é um tema bastante atual. Ano passado, inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) discutiu a depressão no Dia Mundial da Saúde. “É admirável a atitude da Fasam ao acompanhar os enfoques internacionais que tem ganhado o tema e responder a provocação feita ao redor do mundo pela ONU. Infelizmente, a gente ainda percebe um pouco de negligência do cuidado da saúde mental nos diversos serviços de saúde.”

Nathália conta que, desde o ano passado, o próprio governo de Goiás adota um protocolo de enfermagem na atenção à saúde mental. “A gente tem conseguido dar maior visibilidade para essa área. Nossos enfermeiros precisam estar cientes que esse cuidado deve fazer parte do atendimento de todos os pacientes, desde os que se encontram na UTI, até os que passam pela atenção básica e o pronto socorro”, comenta a enfermeira da Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde e integrante do grupo de estudos “Refletir para cuidar: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental (Recuid)”.

A transversalidade da saúde mental

O evento organizado pela coordenação do curso de graduação em Enfermagem da Fasam vai mostrar, ainda, em uma série de oficinas, que a saúde mental é trabalhada por variadas técnicas. Acupuntura, shantala (massagem terapêutica em bebês) e a musicoterapia são algumas delas.

Logo na abertura da programação, no dia 9 de maio, às 19h30, a musicoterapeuta do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS) da Rede de Saúde Mental de Aparecida de Goiânia, Daiane de Morais Lourenço, apresentará uma acolhida musical aos participantes. “A musicoterapia tem em sua essência a arte do cuidar, visando o bem estar, o equilíbrio físico, emocional, cognitivo e social do paciente. Nós atuamos como coadjuvante no processo de cura e cuidado ao ser humano e também nos cuidados paliativos, contribuindo ainda para prevenção e reabilitação”, conta Daiane.

 

Serviço

II Semana Brasileira de Enfermagem da Fasam

Data: 9 a 12 de maio

Local: Miniauditório da Fasam – BR-153, 502 – Jardim da Luz, Goiânia – GO.

Programação completa e Inscrições: www.fasam.edu.br/evento

Valor: R$ 15

Contact Us

Rolar para cima