Saiba como acompanhar o crescimento e desenvolvimento do seu filho

Você acompanha se o crescimento e o desenvolvimento do seu filho ou filha está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos profissionais da área da saúde? O que se aprende na infância tem grande impacto na fase adulta. Por isso, é preciso estar atento a fatores de desenvolvimento da criança como: conhecimento e habilidades de comunicação, de interação social, movimento e coordenação corporal.

“A criança deve atravessar cada estágio segundo uma sequência. Com o acompanhamento regular é possível detectar alterações que possam repercutir na vida adulta”, destaca a coordenadora do curso de Enfermagem da Fasam – Faculdade Sul-Americana, professora Ângela Gilda Alves. Esse acompanhamento deve ser feito em conjunto pelos pais e por profissionais de saúde.

A professora alerta para identificação de ocorrências como: atraso no desenvolvimento da fala, tendência ao isolamento social, dificuldade no aprendizado, agressividade, deficiências nutricionais, obesidade, dentre outros. Neste sentido, cada etapa é importante.“Se a criança não for estimulada ou motivada no devido momento, ela não conseguirá superar o atraso do seu desenvolvimento”, afirma a professora do curso de Enfermagem da Fasam, Flaviane Cristina Rocha Cesar.

A professora explica que o período que vai de 0 a 7 anos, por exemplo, é momento de promover atividades lúdicas, reforçando a importância de brincar. Já de 7 a 14 anos, a criança constrói seu mundo interno, seu equilíbrio e sua saúde por meio da admiração e do respeito pela natureza e pelo professor.

Entre 14 a 21 anos, pais e educadores são referências, não mais com relação às práticas de saber responder e corresponder às dúvidas e perguntas dos jovens, mas sim na necessidade de manter uma atitude clara e sincera em relação aos seus valores e às suas crenças.

“Todos estes elementos, aliados a outros estímulos físicos, emocionais e espirituais, criam o suporte para que a criança e o jovem mantenham-se saudáveis e desenvolvam sua individualidade plenamente”, completa Ângela Gilda Alves.

 

Fique atento ao que observar no crescimento e desenvolvimento das crianças:

– No primeiro ano de vida, as crianças crescem, em média, 25 cm. No segundo, mais 12 cm. Já no terceiro, a média é de 7 a 8 cm, e, a partir do quarto ano, entre 5 e 7 cm. Antes de entrar na adolescência, o crescimento desacelera e, em seguida, volta a velocidade, que pode chegar entre 10 cm e 12 cm por ano. Depois, o ritmo de crescimento diminui lentamente, até terminar.

– A medição do perímetro da cabeça é importante, especialmente nos dois primeiros anos de vida. Com a medida é possível diagnosticar casos de microcefalia ou hidrocefalia, por exemplo.

– Para acompanhar o desenvolvimento, você pode utilizar pequenos brinquedos ou objetos que possam gerar um movimento de reflexo. O profissional da saúde também está apto a fazer a observação de desenvolvimento dentro dos parâmetros estabelecidos.

 

Veja algumas características de desenvolvimento das crianças mês a mês:

  • De 2 a 3 meses: a criança consegue mexer os olhos, a cabeça e fazer sucção.
  • De 3 a 6 meses: o bebê já sorri espontaneamente e agarra objetos ao seu alcance.
  • De 6 a 9 meses: nessa fase, o bebê já se arrasta ou engatinha, emite sons simples e atende pelo nome quando é chamado.
  • De 9 a 12 meses: a criança já sabe cumprir ordens simples, reconhece a si mesma no espelho, consegue pegar e atirar objetos.
  • De 1 a 2 anos: nessa idade, as crianças imitam os adultos e associam formas, cores e tamanhos de objetos.
  • De 2 a 3 anos:  nessa fase os movimentos corporais estão aperfeiçoando e as crianças já querem fazer coisas sozinhas.

Consulte outras características no site Criança Feliz do Ministério da Cidadania.

Fontes: Ângela Gilda, coordenadora do curso de Enfermagem da Fasam, e Flaviane Cristina Rocha Cesar, professora do curso de Enfermagem da Fasam.

Contact Us

Rolar para cima