Com duração de 4 anos, 8 períodos no total, a graduação vai oferecer aos estudantes conhecimentos amplos e específicos para o domínio da linguagem publicitária, bem como formá-lo para atuar no meio publicitário.
Desde os períodos iniciais, os estudantes têm contato com disciplinas de caráter prático e que objetivam desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, tais como Criatividade, Fotografia e Produção Gráfica.
Os conteúdos de formação humanísticas são contemplados não apenas nas disciplinas específicas, mas permeiam todo o curso, como Homem e Sociedade e Comunicação e Cultura. A preocupação com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social é uma das características do curso.
Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso proporciona aos estudantes permite que eles percebam a realidade com olhar amplo a fim de identificar tendências e se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.
O Publicitário trabalha com Comunicação e Marketing. Em agências de Comunicação Integrada, costumam trabalhar com Jornalistas e também Relações Públicas, as outras duas profissões que completam a área de Comunicação Social.
Pode trabalhar tanto em departamentos de Comunicação e Marketing nas diversas organizações, quanto em agências de publicidade. Ao lado estão listadas algumas áreas que esse profissional pode trabalhar.
No próximo tópico serão tratadas as possibilidades de carreira para esse profissional.
Os profissionais de Publicidade podem optar pelas seguintes possibilidades de carreira:
Como é perceptível nos tópicos anteriores, o mercado de trabalho para os profissionais criativos é amplo, são várias opções de carreira. Além das citadas, cresce o número de profissionais autônomos, isto é, não são empregados de agências, de outras empresas ou do governo, mas trabalham por conta própria.
Desenvolver identidades de marca para produtos e empresas e comunicar os diferenciais competitivos das mesmas para o mercado por meio de campanhas mercadológicas planejadas são atividades-chave dessa profissão.
O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar em outras áreas correlatas, como é o caso de Produção Audiovisual, da Comunicação Digital e tantos outros modelos de negócio e trabalho que emergem na nossa sociedade cada vez mais digital, instantânea e plural.
Adriana Teixeira de Moraes
Jornalista com Mestrado em Comunicação Cultura e Cidadania, linha Mídia e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás, Pós- graduação: Especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, graduação em Comunicação Social Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Jornalismo pela Faculdade Sul-Americana.
E-mail: coord.comsocial@fasam.edu.br
Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Publicidade e Propaganda
Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.
Com duração de 4 anos, 8 períodos no total, a graduação vai oferecer aos estudantes conhecimentos amplos e específicos para o domínio da linguagem publicitária, bem como formá-lo para atuar no meio publicitário.
Desde os períodos iniciais, os estudantes têm contato com disciplinas de caráter prático e que objetivam desenvolver habilidades relacionadas à criatividade, tais como Criatividade, Fotografia e Produção Gráfica.
Os conteúdos de formação humanísticas são contemplados não apenas nas disciplinas específicas, mas permeiam todo o curso, como Homem e Sociedade e Comunicação e Cultura. A preocupação com a formação de cidadãos éticos e comprometidos com a realidade social é uma das características do curso.
Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso proporciona aos estudantes permite que eles percebam a realidade com olhar amplo a fim de identificar tendências e se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.
Inscreva-se no processo seletivo para o curso de Publicidade e Propaganda
Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.
O Publicitário trabalha com Comunicação e Marketing. Em agências de Comunicação Integrada, costumam trabalhar com Jornalistas e também Relações Públicas, as outras duas profissões que completam a área de Comunicação Social.
Pode trabalhar tanto em departamentos de Comunicação e Marketing nas diversas organizações, quanto em agências de publicidade. Ao lado estão listadas algumas áreas que esse profissional pode trabalhar.
No próximo tópico serão tratadas as possibilidades de carreira para esse profissional.
Os profissionais de Publicidade podem optar pelas seguintes possibilidades de carreira:
Como é perceptível nos tópicos anteriores, o mercado de trabalho para os profissionais criativos é amplo, são várias opções de carreira. Além das citadas, cresce o número de profissionais autônomos, isto é, não são empregados de agências, de outras empresas ou do governo, mas trabalham por conta própria.
Desenvolver identidades de marca para produtos e empresas e comunicar os diferenciais competitivos das mesmas para o mercado por meio de campanhas mercadológicas planejadas são atividades-chave dessa profissão.
O profissional graduado em Publicidade e Propaganda pode atuar em outras áreas correlatas, como é o caso de Produção Audiovisual, da Comunicação Digital e tantos outros modelos de negócio e trabalho que emergem na nossa sociedade cada vez mais digital, instantânea e plural.
Adriana Teixeira de Moraes
Jornalista com Mestrado em Comunicação Cultura e Cidadania, linha Mídia e Cidadania pela Universidade Federal de Goiás, Pós- graduação: Especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade Federal de Goiás, graduação em Comunicação Social Rádio e TV pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Jornalismo pela Faculdade Sul-Americana.
E-mail: coord.comsocial@fasam.edu.br
A comunicação digital abriu um novo cenário no mercado para publicitários. É claro que nesse cenário tem muito marinheiro de primeira viagem – o que não chega a ser um problema – mas quem busca atuar trazendo diferenciais na bagagem, como uma graduação em Publicidade e Propaganda, tem sempre mais oportunidades. Sem dúvida, conhecimento e capacitação são necessários tanto para os ambientes off como online.
A rápida expansão da audiência dos ambientes digitais gera negócios para muitos empreendedores. De redes que reúnem diferentes canais a gestores de carreiras de profissionais liberais, até quem se especializa em desenvolver métricas e estratégias para captar anunciantes, um circuito de novas empresas se forma e ajuda a impulsionar esse mercado.
Por outro lado, o combustível da Publicidade e Propaganda está na união dos conceitos de criatividade e inovação. Com eles, o profissional pode interpretar, criar, desenvolver e analisar materiais gráficos, sonoros, visuais e multimidiáticos com base nas referências contemporâneas em termos tecnológicos e conceituais.
Mas nem só de comunicação digital vive um publicitário. Engana-se quem não pensa em ganhar dinheiro (e ser bem sucedido) com o mercado de produção audiovidual, por exemplo. Os conteúdos, conhecimentos e vivências que o curso de graduação proporciona permitem que os publicitários percebam a realidade com olhar amplo. Não é difícil identificar tendências, mas é fundamental se preparar para as mudanças e novas oportunidades que se configuram.
É importante que os publicitários estejam de olho na evolução das empresas que demandam expertise em promoção de produtos e serviços, criação de campanhas, planejamento e execução de ações mercadológicas e desenvolvimento de conceitos. Para a Fasam – Faculdade Sul-Americana, a grade curricular do curso de Publicidade e Propaganda inclui todas essas áreas, e ainda disciplinas que capacitam o profissional a construir a tão sonhada e valorizada identidade para marcas, produtos e organizações. Vale a pena conferir.
A Fasam está com o vestibular aberto para o curso de Publicidade e Propaganda. Confira mais informações clicando no botão abaixo.