Professores da Fasam participam de congressos internacionais com apoio financeiro da faculdade

Alguns dos trabalhos reconhecidos têm como tema projetos de extensão e pesquisa sobre Docência e Direitos Humanos realizados na própria faculdade

A diretoria da Fasam – Faculdade Sul-Americana torna público o resultado do Edital de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos 02/2018. Nesse semestre, foram cinco professores beneficiados com o apoio financeiro da instituição para participação em congressos nacionais e internacionais. Entre os agraciados, dois trabalhos partiram de projetos desenvolvidos dentro da própria Fasam para propor novas reflexões sobre Direitos Humanos e Docência.

O professor do curso de Direito, Celso Lucas Fernandes Oliveira, é responsável por um desses estudos. Durante o IX Congresso Internacional da ABraSD, entre os dias 26 e 28 de setembro, em São Paulo (SP), o professor apresentou atividades do Centro de Assessoria Jurídica Popular Universitária (Cajupu) da Fasam.

No trabalho “Direitos Humanos na Escola: relato da experiência do ensino de Direitos Humanos como forma de inclusão social e exercício da cidadania”, Celso mostra como mudou a concepção dos alunos do Colégio Estadual Cora Coralina, a partir do trabalho de equipe do Cajupu no local. “Esse trabalho foi reconhecido por eliminar o senso comum sobre o tema. Agradeço à Fasam por investir na formação acadêmica dos professores, o que não é comum nas faculdades privadas. Nosso diferencial é a extensão aliada à pesquisa”, afirma Celso Lucas.

Com mais de oito anos como docente do curso de Pedagogia da Fasam, Luana Ferreira Borges Martins, vai falar sobre o Espaço Conviver da Fasam no X CIDU – Congresso Ibero Americano de Docência Universitária, no dia 30 de outubro em Porto Alegre (RS).

Em “Espaço Con(viver): motivo de interação”, a professora mostra os resultados de pesquisa de satisfação realizada com colaboradores da instituição. “Com o apoio financeiro do edital da faculdade, vou poder apresentar esse estudo que é revelador no que diz respeito às relações de convivência nas universidades e o aumento da produtividade”, conta Luana Ferreira.

Segundo o coordenador acadêmico da Fasam, Renato Barros de Almeida, o objetivo da Faculdade com o edital é incentivar seus docentes a compartilharem e divulgarem suas experiências e pesquisas acadêmicas em eventos científicos e contribuir com a formação continuada.

Edital de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos 02/2018

Por meio do Edital de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos 02/2018, os professores vinculados à Fasam foram convidados a apresentar proposta para concessão de apoio financeiro para que pudessem participar de eventos de natureza científica ou tecnológica, no país ou no exterior, exclusivamente visando à apresentação de trabalho de sua autoria.

Entre os demais contemplados para eventos previstos para o segundo semestre deste ano está Regina Alves Costa Fernandes, que apresenta no X CIDU – Congresso Ibero Americano de Docência Universitária, em Porto Alegre, o trabalho “Formação do Professor de Matemática que atua nos anos iniciais: perspectivas e dilemas”; Daniela Gislane de Oliveira que marca presença no IX Congresso Brasileiro de Gestão Ambiental, em São Bernardo do Campo (SP), com a pesquisa “Análise sobre a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos – Pneus da Cidade de Aparecida de Goiânia e sua conformidade com a Lei nº 12305/2010”; e Juliana Fernandes Mendes que participa do IX Congresso Internacional da ABraSD com o estudo “Configurações e Reconfigurações dos Fluxos Migratórios Internacionais e as Políticas Migratórias no Brasil Contemporâneo”.

Resultado do Edital de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos 02/2018

Consulte aqui o Edital

Consulte aqui o Resultado