Pesquisa sobre exportação de frutas traz reconhecimento para professor de MBA da Fasam

Pesquisa sobre exportação de frutas traz reconhecimento para professor de MBA da Fasam

Artigo assinado pelo docente Raoni Lotti foi publicado no principal periódico internacional sobre transporte aéreo

Já parou para pensar como são realizadas as escolhas de logística para exportação de frutas brasileiras? O professor do curso de Administração e do MBA em Gestão da Logística, Produção e Processos da Fasam – Faculdade Sul-Americana, Raoni Lotti, realizou estudo sobre o processo de seleção de aeroportos para a exportação de produtos perecíveis. O artigo foi publicado no dia 26 de maio, no Journal of Air Transport Management, um dos principais periódicos internacionais sobre transporte aéreo, avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como Qualis A1.

Para o artigo “The airport choice of exporters for fruit from Brazil”, foram realizadas entrevistas com exportadores de manga que permitiram identificar e mensurar os indicadores relacionados aos critérios de tempo e custo de logística. Os resultados mostram que a priorização ou escolha baseada no tempo, comumente usada como referência, pode resultar em perda de frete rodoviário, aumentando os custos de acesso ao aeroporto em 23%.

Na visão do professor Raoni Lotti, o reconhecimento da publicação, que possui abrangência internacional, parte da contribuição teórica oferecida pelo artigo que é fruto de sua dissertação de mestrado. O estudo utilizou o método Multiple Criteria Decision Analysis (Análise de Decisão de Múltiplos Critérios), a partir da Analytic Hierarchy Process (Análise Hierárquica do Processo). A publicação está disponível no link https://doi.org/10.1016/j.jairtraman.2018.05.003.

Raoni Lotti é graduado em Administração e mestre em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás – EA/UFG. O professor da Fasam é ainda membro do MTOW – Grupo de Pesquisa Inovações em Transporte Aéreo (DGP/CNPq).

Sobre o MBA em Gestão da Logística, Produção e Processos da Fasam

O MBA em Gestão da Logística, Produção e Processos da Fasam oferece ao aluno capacitação para o desenvolvimento e aprimoramento de processos produtivos e sistemas logísticos adaptados à realidade competitiva de suas organizações, capazes de atender as exigências do mercado. Integra o plano de estudo o entendimento de todas as partes de movimentação, armazenagem, qualidade, início, meio e fim das áreas administrativas do processo de logística, conhecimento da cadeia produtiva input, processamento e out input. O curso atende às necessidades de conhecimento prático alinhadas à nova realidade do mercado.