A fasam investe em você

Notícias

Personal Branding: ferramenta estratégica de desenvolvimento profissional

  • Autor: Jordana Oficina
  • 24/05/2017
  • 08:12

Compartilhar!

shutterstock_457054795

Está muito em moda no mundo corporativo falar a respeito de ferramentas impulsionadoras de carreira. O que não está em moda é falar, ou melhor lembrar que por trás de uma carreira bem-sucedida, existe uma pessoa. Aí me perguntam, mas se a carreira da pessoa é bem-sucedida, consequentemente essa pessoa também não é feliz? Nem sempre!  Se fosse assim, altos executivos não estariam largando suas carreiras em prol de uma vida mais simples, sem obrigações de estarem no poder 24 horas por dia, para ficar mais tempo com a família, para viajar o mundo, etc. Muitos chegam lá, mas poucos permanecem.

Com muitos anos de experiencia em empresas de todos os portes e trabalhando com profissionais dos mais diversos níveis hierárquicos, sempre fui inquieta e sempre busquei novidades e ferramentas que realmente funcionassem na pratica e que não ficassem somente na imaginação ou no papel. Ao entrar em contato com o Personal Branding Strategist (foi bem por acaso), tive a certeza de que poderia ajudar profissionais a sentirem mais segurança nas tomadas de decisões e a trilharem suas carreiras de forma mais sustentável. Mas o que é esse negócio de personal branding? Vamos há uma explicação bem didática e simples para não deixar dúvidas:

De acordo com a definição de Tom Peters (Autor que popularizou a ferramenta no mundo em 1997), Personal Branding, é o processo de gestão da marca das pessoas, que comercializam a si mesmas e suas carreiras como marcas. O que sugere que o sucesso vem da própria embalagem. Hã?!!! Gestão de marca, isso é marketing pessoal? Também, mas com muitas outras coisas envolvidas.

Em um processo de Personal Branding, a pessoa irá tomar consciência das suas potencialidades, limitações(autopercepção), em como é vista pelos outros a sua volta, como é percebida pelo mercado, ter um direcionamento da sua visão e missão profissional e pessoal, a se perceber como profissional de destaque, a se posicionar frente a sua equipe de forma a gerar orgulho e respeito, a controlar sua linguagem corporal, a se posicionar de forma estratégica nas mídias sociais, a saber se vestir e portar de forma adequada aos mais diversificados ambientes, estabelecer metas e objetivos claros para a carreira, desenvolver uma visão a longo prazo do futuro profissional, em resumo, desenvolver uma marca pessoal forte e de destaque. Alguns podem estar pensando, então é um remédio milagroso? Não, isso é desenvolvimento pessoal!

Pollyana Oliveira Guimarães – Especialista em desenvolvimento humano.

 

 

 

 

 

Newsletter

Facebook