A fasam investe em você

Notícias

Palestra na Fasam debate novos aspectos da saúde do trabalhador

  • Autor: Jordana Oficina
  • 1/06/2017
  • 11:02

Compartilhar!

2017.03.22---AULA-INAUGURAL-SAUDE-DO-TRABALHADOR-capa-face

Os novos aspectos da saúde do trabalhador serão debatidos na Fasam – Faculdade Sul-Americana no próximo dia 10 de junho, às 9 horas. A psicóloga especialista em Gestão de Pessoas, Rose Helen Shimabuku, ministrará a palestra “Atenção integral à saúde do trabalhador: desafios e possibilidades no mundo contemporâneo”, na instituição de ensino. A entrada é gratuita.

Após a palestra, a procuradora-chefe do Ministério Público do Trabalho em Goiás, Janilda Guimarães de Lima, e a presidente do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT), Carla Franco Zanini, debatem o tema juntamente com a consultora.

“A proposta hoje para saúde do trabalhador deve integrar, garantir e efetivar três aspectos: ações de promoção da saúde, prevenção a agravose atendimento aos problemas já existentes. Numa visão mais ampla e holística, é necessário compreender a importância das relações do trabalho e como o processo e a dinâmica do trabalho influenciam nos aspectos psicossociais e psicopatológicos do trabalhador”, explica a palestrante.

Rose Helen afirma ainda que é preciso envolvimento de toda a empresa para que a promoção da saúde do trabalhador seja realmente efetivada. “A saúde do trabalhador deve compreender ações e políticas intersetoriais e multidisciplinares, envolvendo equipes administrativas, de saúde, de engenharias e, principalmente, das lideranças. Esse é um dos principais desafios que encontramos.”

Por fim, a palestrante lembra que, quando o trabalhador está gozando de plena saúde, ele se envolve mais com o trabalho. Esse engajamento favorece, entre outros fatores, a redução significativa de conflitos e, consequentemente, aumenta a produtividade. “Quando o trabalhador está saudável física e emocionalmente, toda a empresa ou instituição ganha.”

A consultora e palestrante Rose Helen integra o quadro de professores do curso de pós-graduação da Fasam em Saúde do Trabalhador. A pós tem duração de 18 meses e 30 vagas.

Perfil

Psicóloga, mestre em Psicologia e doutoranda em Psicologia, Rose Helen Shimabuku tem mais de 10 anos de atuação na área de Recursos Humanos, com ênfase na saúde do trabalhador, psicologia organizacional e do trabalho, psicologia positiva, qualidade de vida no trabalho, promoção da saúde, aprendizagem, gerenciamento de estresse, mediação de conflitos, inteligência e saúde emocional, florescimento e empoderamento no trabalho. Atualmente psicoterapeuta, coaching, consultora, palestrante e professora. Psicóloga da Coordenação de Assistência ao Servidor do Instituto Federal de Educação de Goiás.

 

Se interessou pelo tema? Então faça sua inscrição gratuita clicando no botão abaixo.

INSCREVA-SE

 

Newsletter

Facebook