O que você precisa saber sobre Administração

• Autor: Christiane Costa
  • 26/07/2019

VESTIBULAR 2019-2 - BANNER DIFERENCIAIS POR CURSO - ADMINISTRAÇÃO - 847x452

Se você escolheu se graduar em Administração, parabéns! Você optou por uma ciência social que não só está voltada para as práticas administrativas de uma organização, como organiza essas práticas para administrar. Nós trazemos nesse texto uma abordagem abrangente sobre o universo da Administração para você conhecer alguns aspectos importantes da área. No final, oferecemos também os principais diferenciais do curso de Administração da Fasam. Vale a pena conferir.

CONCEITO

A Administração tem sido uma das áreas que mais crescem e se desenvolvem no Brasil e, cada vez mais, necessita de profissionais competentes e qualificados. Busca o desenvolvimento de conhecimentos nas diversas áreas que compreendem o mundo corporativo, dentre elas destacam-se a gestão com pessoas, a logística, o marketing, a produção, a financeira e outras que possibilitam a atuação de profissionais qualificados e focados nas necessidades do mercado. Avalie cada uma delas:

Gestão – a necessidade de um novo conceito de administrar fez surgir uma definição atualizada de gestão. Ela engloba as mudanças da prática administrativa, que ultrapassaram a visão tecnicista da administração e ganha características mais interdisciplinares, fundamentadas na filosofia, sociologia, antropologia e política. Ou seja, foi além de tarefas como coordenar, planejar, organizar, dirigir e controlar. Assim incorporou um novo momento político, socioecômico e cultural.

Logística – está diretamente ligada a administração, uma vez que pode ser entendida como os processos de administrar dois fluxos: de matérias-primas (estoque de produtos semi-acabados, acabados) e de informações (da origem até o consumo, com o propósito de atender às demandas dos clientes).

Marketing – ao contrário do que muitas pessoas pensam, o marketing não se baseia apenas na publicidade e propaganda de um produto. O marketing tem funções em diversas áreas, promovendo o lado positivo de uma marca corporativa. A Administração de Marketing inclui a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços visando o comércio que satisfaça metas organizacionais.

Produção – a orientação de produção nas relações comerciais é antiga. Não é segredo de que as pessoas preferem produtos de baixo custo e que não são difíceis de serem encontrados. Quem administra uma empresa para a produção busca, antes de tudo, a alta eficiência, menores custos e distribuição em massa.

Financeira – lida com a administração das finanças de uma empresa ou organização, com foco no planejamento, controle e utilização para se obter o melhor resultado possível para o negócio.

O PROFISSIONAL E SUAS COMPETÊNCIAS

Agora que você avaliou alguns aspectos conceituais da Administração, conheça o perfil do profissional dessa área.

O bacharel em administração está apto para atuar na gestão estratégica de negócios, em três grandes pilares: análise, planejamento e desenvolvimento de estratégias. Ser administrador ou administradora é poder atuar em todas as empresas/instituições com ferramentas específicas para o bom desenvolvimento das atividades administrativas, sendo algumas delas a gestão e formação de equipes, o desenvolvimento de novos produtos ou serviços, o atendimento de clientes, fornecedores ou grupos de acionistas, a busca por soluções financeiras, a gestão recursos materiais e o planejamento de soluções e meios para conservação e preservação do meio ambiente.

O administrador também cuida da implantação, coordenação e controle nas diferentes áreas da administração e suas decisões devem estar sempre alinhadas com a proteção do meio ambiente e com responsabilidade social. No seu campo de atuação, o administrador tem conhecimentos fundamentados em questões científicas, técnicas, sociais, econômicas e éticas já consolidadas ou em desenvolvimento. No mercado há demanda para consultores, assessores e gestores, além de áreas ligadas a inovação e empreendedorismo.

OS DIFERENCIAIS DA FASAM

A Fasam – Faculdade Sul-Americana oferece o bacharelado em Administração com o intuito de formar pessoas capazes de atuar nas diversas áreas da Administração com foco nas tendências e nas novas tecnologias existentes nesse universo empresarial. A Faculdade é uma Instituição Amiga do Empreendedor (IAE), e fomenta iniciativas de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo pelas instituições

O curso de Administração da Fasam tem nota 5 no MEC e o foco nas experiências práticas é um dos seus maiores diferenciais. Os alunos contam com o Núcleo de Práticas em Administração – Núcleo Fasam Júnior, que permite aos alunos e à comunidade experiências práticas que envolvem, no mundo empresarial, pró-atividade, profissionalismo, postura, criatividade, liderança, delegação de poder e trabalho em grupo.  São competências necessárias e indispensáveis para se alcançar sucesso em qualquer segmento empresarial.

× Como posso te ajudar? Powered by QuadLayers