A fasam investe em você

Notícias

O ensino superior tem o poder de transformar o país

  • Autor: Jordana Oficina
  • 30/05/2017
  • 08:13

Compartilhar!

shutterstock_160511093

O ensino superior tem o poder de transformar o país

Mergulhado em uma de suas piores crises da história, o Brasil atravessa um período delicado, tanto na economia quanto na política. Em pouco mais de dois anos, a presidente eleita Dilma Rousseff foi deposta pelo Congresso Nacional e seu vice, Michel Temer, caminha para a mesma guilhotina. O Produto Interno Bruto (PIB) despencou neste período e criou milhões de desempregados. As seguidas denúncias de corrupção assombram políticos e empresários e aumentam o fogo no caldeirão de Brasília (DF), que está prestes a entornar.

No entanto, a crise institucional poderia ser amenizada se o Brasil investisse mais no ensino superior. Coordenadora acadêmica da Fasam – Faculdade Sul-Americana, Alba Cristhiane Santana da Mata, lembra que as experiências proporcionadas pelas instituições de ensino superior contribuem para que o estudante se assuma no lugar de cidadão ativo, crítico e que entenda que, para melhorar a qualidade de vida, ele precisa fazer sua parte.

“A educação superior vai ajudar na constituição de um cidadão crítico e reflexivo, como sujeito participante dessa sociedade, que compreenda todas as questões que influenciam no seu dia a dia. E, com essa compreensão, ele vai poder interferir e contribuir com a melhoria da qualidade de vida dele e da sociedade”, afirmou.

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento, Alba Cristhiane lembra que existe, no ensino superior, um objetivo de formar profissionais para os mais diferentes setores, mas não é qualquer profissional. Segundo ela, é alguém que possa contribuir com o desenvolvimento sustentável da sociedade, uma vez que é a partir da formação superior que as pessoas vão produzir conhecimento científico, tecnológico e profissional. “Além disso, o ensino superior também possibilita investir na capacidade do sujeito de produzir conhecimento, por isso, tem o poder de transformar a sociedade.”

LDB

Em seu artigo 43, que trata sobre o ensino superior no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) afirma, dentre outras coisas, que a educação superior tem por finalidade estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo; formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua.

 

Newsletter

Facebook