Fasam realiza ação educativa em comemoração ao Dia Nacional do Dentista

• 25/10/2017

Dia do Sorriso8

Fasam realiza ação educativa em comemoração ao Dia Nacional do Dentista

A instituição recebeu dezenas de estudantes de escolas públicas locais para participarem de atividades que estimulam o cuidado com a higiene bucal

No último dia 25 de outubro (quarta-feira), a Fasam – Faculdade Sul-Americana realizou o evento “Dia do Sorriso”. Durante ação, que teve o objetivo de comemorar o Dia Nacional do Dentista, dezenas de crianças de 4 a 10 anos puderam participar de diversas atividades de conscientização sobre a importância de manter uma boa higiene bucal. O evento, que foi realizado na própria instituição de ensino, foi idealizado e organizado pelos alunos do curso de Odontologia da instituição.

De acordo com o professor e coordenador do curso de Odontologia da Fasam, Iury Oliveira Castro, a comemoração teve o intuito de realizar uma maior aproximação, de forma humanizada, entre a sociedade e a instituição de ensino. “A ação também busca estimular as habilidades de relação interpessoal dos estudantes para que, ao iniciarem suas atividades profissionais, tenham maior competência para lidar com seus pacientes. Além disso, essa aproximação é importante para apresentar a instituição como um espaço que, além de fomentar o conhecimento técnico e científico, também proporciona entretenimento e cultura para a comunidade local”, explica Iury.

Os participantes do evento, todos eles estudantes das escolas municipais Jalles Machado e Sebastião Arantes, foram primeiramente apresentados a uma peça teatral infantil com o título “O Trio Fantástico”, que abordou de forma lúdica a importância de realizar, diariamente, os cuidados bucais de forma correta. Após a apresentação artística as crianças puderam participar de duas oficinas pedagógicas, a primeira delas, utilizando peças anatômicas, teve o objetivo de apresentar as diferentes partes do corpo humano e suas funções, enquanto que a segunda atividade permitiu aos participantes exercitarem a criatividade por meio de desenhos e pinturas temáticas.

Dia do Sorriso1Dia do Sorriso

Dia do Sorriso10 Dia do Sorriso13

Dia do Sorriso4

Dia do Sorriso7

2 Comentários

1. A Escola Municipal Sebastião Arantes agradece a todos os envolvidos na organização dessa tarde maravilhosa. Foi um momento de muito aprendizado e nossos alunos ficaram maravilhados com a peça teatral, com as oficinas de pintura e também de palestras ministradas pelas acadêmicas de Odontologia . Muito sucesso para todos vocês acadêmicos e a toda equipe pedagógica do curso de Odontologia!!!

2. CARTA ABERTA AOS ALUNOS DO CURSO DE ODONTOLOGIA FASAM
    Queridos (as) alunos (as);
    Recebemos várias manifestações positivas e elogios em relação ao evento “Dia do Sorriso”. Mérito de vocês!Expresso minhas considerações e manifesto orgulhosamente meus sentimentos em relação ao evento do dia 25 de outubro organizado pelos alunos do curso de odontologia da FASAM. Na data em comemoração ao dia do dentista, demonstraram empenho, foco, objetivo claro, organização e, sobretudo, como trabalhar em equipe! Provaram que são capazes e tem autonomia para desenvolver seus projetos.
    É isso mesmo! Em pouco tempo pensaram em um evento, procuraram pelo apoio da coordenação, definiram o tema, as atividades, a logística, o público, etc. Entenderam que sozinhos não conseguimos ir adiante e que a sinergia com objetivo em comum, consequentemente nos encaminha ao sucesso! Durante o evento, cada qual com sua responsabilidade, atentos às crianças e empenhados em ensinar. Perceberam a energia das crianças? Sentiram a reciprocidade, espontaneidade, o entusiasmo e ingenuidade?
    O curso que escolheram, permite-vos que por diversos momentos estejam próximos a crianças e idosos. Na prática, como futuros Cirurgiões Dentistas, estarão diante de situações desafiadoras que exigirão de vocês competências que provaram tê-las. Em pouco tempo, estarão nas clínicas, cuidando de pessoas que trazem consigo suas histórias, frustrações, dores e necessidades que não podem ser subestimadas. Cada paciente é um mundo, uma história.Essa coordenação fica orgulhosa de ver a evolução de cada um de vocês e a união em torno de objetivo comum.
    Parabéns!Prof. Iury O. Castro
    Coord. Curso de Odontologia Fasam