Fasam participa do 14º Congresso Brasileiro de Sistemas

Inovação Sistêmica e Indústria 4.0 são temas do encontro que vai contar com palestras nacionais e internacionais de pesquisadores da área de inovação e tecnologia

O 14º Congresso Brasileiro de Sistemas pretende repercutir e promover análises sobre “Inovação Sistêmica e Indústria 4.0”, e as abordagens sistêmicas da Ciência, Tecnologia e da Inovação ao longo dos últimos 70 anos. O evento que será realizado, de 25 a 26 de outubro, no Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (INF), em parceria com a Fasam – Faculdade Sul-Americana, contará com palestras nacionais e internacionais de pesquisadores da área de sistemas e inovação, além de apresentação de artigos e fóruns de discussão.

Entre os destaques da programação está palestra do professor do curso de Sistema de Informação da Fasam, Leonardo Alves, que é doutorando em Games e Simuladores da IA (Inteligência Artificial) e conselheiro do Comitê para Democratização da Informática – CDI.

Organizado pela ISSS Brasil – International Society for the Systems Sciences, o evento congrega comunidades acadêmicas e científicas de diversas áreas do conhecimento, que se identificam com as abordagens derivadas das teorias de sistemas e cibernética, envolvendo frameworks, métodos, técnicas e ferramentas, sob a ideia do pensamento e prática sistêmica para a resolução e estruturação de problemas nos âmbitos organizacional, político, social, tecnológico, cultural, legal e ambiental.

Sobre a Inovação Sistêmica e a Indústria 4.0

A história da humanidade é contada pelos movimentos, fatos, fenômenos e acontecimentos característicos de uma era (ou idade). Nesta contemporaneidade, o mundo em que vivemos está repleto de mudanças disruptivas, intempestivas e açodadas, decorrentes dos grandes avanços no âmbito das relações humanas, dos sistemas sociais e do desenvolvimento organizacional e tecnológico. O superlativismo cibernético e a sociedade pós-industrial desta era desencadeia contextos de grande volatilidade, incertezas, complexidades e ambiguidades, condicionando os modus operandi e vivendi.

As três primeiras revoluções industriais trouxeram a produção em massa, as linhas de montagem, a eletricidade e a tecnologia da informação, tornando-se o cerne do desenvolvimento econômico. A quarta revolução industrial, que terá um impacto mais profundo e exponencial, se caracteriza, por um conjunto de tecnologias que permitem a fusão do mundo físico, digital e biológico. A Indústria 4.0 se desponta como um celeiro tecnológico ultraconvergente que afeta a existência dos sistemas em geral e das organizações sociais e disciplinas do conhecimento, em particular.

14º Congresso Brasileiro de Sistemas

Data: 25 e 26 de outubro

Local: Instituto de Informática da UFG – Alameda Palmeiras, s/n – Câmpus Samambaia, Goiânia – GO.

Programação e inscrições: https://bit.ly/2yvoE3M