Fasam lança projeto inédito de apoio a educação de crianças de instituições públicas

• 24/03/2017

shutterstock_339437477

Projeto Curta a Educação trabalha cinema e oficinas para colaborar
com a construção da identidade de crianças de 3 a 9 anos

Contribuir com a formação das crianças que frequentam as instituições públicas e dar a oportunidade aos acadêmicos do curso de Pedagogia de ter experiências com alunos da educação infantil e primeira fase do ensino fundamental. Esses são os pilares do projeto Curta a Educação, lançado em 2017 pela Fasam – Faculdade Sul-Americana. Mas o ineditismo da ação fica por conta das temáticas utilizadas para a seleção de curtas metragem apresentados: responsabilidade social, ambiental e diversidade cultural.

Segundo a coordenadora do curso de Pedagogia, Kátia Braga Arruda Silva, o projeto é interdisciplinar. A finalidade dos temas é contribuir com a construção da identidade das crianças envolvidas. A seleção dos curtas metragens será feita por discentes do curso de Pedagogia sob orientação dos professores das disciplinas envolvidas, incluindo Educação, Mídias e Novas Tecnologias; Responsabilidade Social e Ambiental e Estágio Supervisionado – Educação Infantil .

A primeira edição do Curta a Educação será realizada no mês de março, quando a Fasam abrirá suas portas para aproximadamente 400 crianças de 3 a 9 anos que frequentam a Escola Municipal Rotary Goiânia Sul, no dia 24, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valdivina Guimarães da Silva, de Aparecida de Goiânia, no dia 31. Depois da exibição de curtas metragens no auditório da Fasam, professores e estudantes do curso de Pedagogia farão intervenções pedagógicas em oficinas livres de pintura facial e de escultura em balões coloridos, que serão realizadas nos jardins da Faculdade. Segundo a diretora da Escola Rotary, Letícia Martins da Silva, é muito importante que as crianças conheçam uma faculdade. “É um momento ímpar de aprendizado e entrosamento com os amigos e professores,” enfatizou a diretora.

Aprendizado
De acordo com o diretor administrativo-financeiro da Fasam, Ítalo Oliveira Castro, além de promover a formação integral dos seus discentes, a Fasam fomenta o exercício do tripé ensino, pesquisa e extensão. “O Curta a Educação também atende as finalidades da instituição em promover ações sociais e maior integração com a comunidade. E nosso objetivo é que entre no calendário anual de eventos da instituição”, informa Ítalo.
Diretora do CMEI, Carolina Aparecida Morais Melo, disse que o projeto Curta a Educação é uma oportunidade única para os estudantes conseguirem aprendizado fora de sala de aula. “Sem falar na questão da interação e socialização. Realizar atividades em outro ambiente é muito bom para as crianças”, afirmou.