Fasam está antenada com as novas tecnologias

• 2/06/2017

CBESP 10 (3)

Fasam está antenada com as novas tecnologias

Congresso da Educação Superior Particular apresenta novidades que já estão em discussão na Fasam – Faculdade Sul-Americana

Os novos recursos tecnológicos e a ampliação do Ensino à Distância (EAD) foram os grandes temas em debate durante a 10ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP), realizado em Gramado (RS), entre os dias 25 e 27 de maio. Aproximadamente 600 reitores e diretores de faculdades particulares de todo o país participaram do evento.

Os diretores Iury Oliveira Castro e Ítalo Oliveira Castro representaram a Fasam – Faculdade Sul-Americana no congresso, cujo tema era Educação Superior no Século XXI: Inovação e Sustentabilidade. Iury lembrou que, em termos de recursos tecnológicos, a discussão foi semelhante ao que foi apresentado no último encontro acadêmico da Fasam, em janeiro passado.

“Eles discutiram muito sobre ferramenta de interatividade, Flipped Classroom (sala de aula invertida) e o Blended Learning (ensino híbrido), métodos que tive a oportunidade de estudar e ver de perto nas universidades de Boston e Harvard (EUA) em outubro do ano passado. Nesse quesito, a Fasam está se revelando uma instituição à frente e ligada ao que ocorre no mundo”, afirmou Iury.

Ítalo Castro, por sua vez, lembrou que o mundo digital é um facilitador para o ensino e aprendizagem. Essas novas ferramentas, segundo ele, aumentam a interação entre aluno e professor.

Sobre o ensino híbrido, em que parte ou todo conteúdo teórico é disponibilizado e ministrado em casa, Iury acredita que pode ser uma boa modalidade de aprendizado para algumas áreas do conhecimento. No entanto, ele faz uma ressalva: “Desde que haja uma carga horária presencial razoável para elaboração, gerenciamento e execução de projetos sob supervisão docente e dinâmicas de team working, quando os estudantes solucionariam problemas apresentados. ”

Financiamento

O diretor Ítalo Castro destacou outro ponto do debate em Gramado: o financiamento dos estudantes das instituições particulares por meio das empresas júnior, núcleos de prática jurídica e a clínica odontológica. “Num momento de crise, a receita com essas consultorias e publicidades poderiam servir para que os alunos financiassem a mensalidade, por meio da própria faculdade.

CBESP 10 (9) CBESP 10 (2)